A Real Irmandade do Arcanjo São Miguel da Arquidiocese para Serviços militares dos Estados Unidos da América participou na Gala anual de angariação de fundos realizada no Centro São João Paulo II em Washington tendo entregue ao Arcebispo Timothy Broglio, 30 mil euros em donativos recolhidos das Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa.
O evento que este ano juntou 400 membros da Associação de Damas e Cavaleiros das Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa teve lugar no dia 16 de Novembro e antecipou o Jantar de Conjurados em Portugal relembrando no entanto a história da Portugalidade Cristã que Portugal levou ao mundo novo durante os Descobrimentos.
Para o Arcebispo Castrense, o apoio recebido anualmente da Real Irmandade do Arcanjo São Miguel (anteriormente conhecida por Real Irmandade de São Miguel da Ala) e da Associação de Damas e Cavaleiros das Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa, é muito importante para a Arquidiocese para os Serviços Militares que também tem vindo a apoiar as necessidades de várias Diocese na Ucrânia.
O Arcebispo Broglio que também é Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América visitou a Ucrânia entre 27 a 29 de Dezembro do ano passado para expressar o apoio contínuo da Igreja Católica Americana e para ver com seus olhos as maiores necessidades.
Reunindo-se com o Arcebispo Sviatoslav Shevchuk, Chefe da Igreja Católica Ucraniana, e com os principais líderes da capelania militar ucraniana nas cidades de Kiev e Lviv, Broglio ofereceu mensagens de encorajamento e solidariedade.
“Podemos não ver isto na Ucrânia, mas hoje os ucranianos trazem uma grande esperança ao mundo! A sua nação uniu-se e enfrentou esta injusta invasão russa. Na sua resistência, vemos esperança para o futuro. Fiquei muito grato pela oportunidade de visitar; obviamente foi muito comovente ver parte da destruição, principalmente estar em frente a um hospital que foi destruído, esse tipo de coisa é incompreensível. Também participei no funeral de três soldados ucranianos que foram mortos durante a guerra, e é uma experiência quase quotidiana para o povo da Igreja Garrison, por isso voltei encorajado pelo espírito do povo, deprimido pela desumanidade que representam. experimentei e estou ansioso para tentar encorajar os católicos nos Estados Unidos a rezar pela paz, a apoiá-los de todas as maneiras que pudermos, e também a olhar para o futuro, quando a situação poderá ser mais positiva”.
Na sua intervenção, o Juiz da Real Irmandade Col. Stephen Besinaiz, comecou por apresentar cumprimentos ao Arcebispo Broglio em nome de S.A.R. D. Duarte, Duque de Bragança, Grão-Mestre das Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa, do Capelão Geral da Federação D. Manuel António Mendes dos Santos, do Capelão-Mor Padre Carlos Cecchin e do Secretário Geral Carlos Evaristo e depois seguidamente afirmou que a Real Irmandade irá, por vontade do D. Duarte de Bragança, continuar a apoiar as actividades da Arquidiocese através da Associação Americana de Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa.
O Col. Besinaiz agradeceu também o apoio dado por alguns benfeitores insignes aos vários projectos em curso, e entre eles, o apoio à Ucrania, uma campanha que já angariou mais de 200 mil Euros.
Ao Coronel Luso Americano Christopher de Pinho foi entregue pelo Coronel Besinaiz o Colar de Cavaleiro Hereditário da Casa Real, distinção atribuída exclusivamente através da Real Irmandade do Arcanjo São Miguel na Ucrânia aos mais generosos benfeitores.
FOTOS: Associação de Damas e Cavaleiros das Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa
16 de Novembro de 2024