A Fundação Histórico – Cultural Oureana cuja Natureza é “Social, Cultural e Religiosa”, foi instituída por John Mathias Haffert, a 11 de Agosto de 1995, no 25º Aniversário da criação do Programa Medieval no Castelo de Ourém.
A Fundação foi criada com a intenção de apresentar a história de Portugal ao Mundo, à luz da Mensagem de Fátima, e ao mesmo tempo servir de legado pessoal do Fundador e de outros Beneméritos da Fundação que venham a ser considerados “Cofundadores”.
1. A Fundação Histórico – Cultural Oureana tem por objecto a prossecução de ações de Ordem Social e Religiosa, podendo também atuar nas áreas da Cultura, Ciência e do Desporto.
2. A Fundação Histórico – Cultural Oureana foi criada para que se possa dar a conhecer os dois mil anos de História e Cultura de Portugal, com especial realce para o Castelo de Ourém e os acontecimentos religiosos de Fátima, que tornaram Fátima na “Capital Mundial Mariana” (Palavras de S.S. o Papa São João Paulo II).
3. Para difundir esta Mensagem deverá a Fundação Histórico – Cultural Oureana , entre outros meios, adquirir receita mediante:
a) A exploração hoteleira, realizada através do Restaurante Medieval Oureana “Banquete dos Reis”, com o seu programa histórico-religioso (Os Espíritos do Castelo de Ourém), o qual jamais poderá ser alterado;
b) O Museu “Oureana” (Museus Sedes Mundi Reginae);
c) O Departamento de Manutenção e Restauração do Património da Fundação;
d) O Departamento de Relações Públicas.
4. A acção da Fundação Histórico – Cultural Oureana desenvolver-se-á no Concelho de Ourém, podendo eventualmente estender-se a territórios de outros Concelhos de Portugal por laços religiosos e históricos.