A Fundação Histórico – Cultural Oureana, também conhecida por Fundação Fátima – Oureana, Fundação Oureana (Para a Pesquisa Religiosa) ou simplesmente por Fundação Oureana, é uma instituição de cariz religioso (Católico), de direito privado, sem fins lucrativos, legalmente constituída como Legado Perpétuo por John Mathias Haffert, a 11 de Agosto de 1995.
A Fundação Oureana foi criada com os bens de John Mathias Haffert e sua mulher; Patricia Margaret Haffert localizados no Concelho de Ourém (Fátima e Castelo de Ourém).
Foi Presidente vitalício do Conselho de Curadores da Fundação Oureana o próprio John Mathias Haffert e Vice-Presidente do Conselho de Curadores; Patricia Margaret Haffert.
Foi designado pelo John Mathias Haffert, para o cargo vitalício de Presidente da Direcção, seu compadre secretário e colaborador mais chegado, Carlos Evaristo, a quem mais tarde foi conferido pelo Fundador o título de Co- Fundador da Fundação Histórico – Cultural Oureana em reconhecimento dos seus muitos anos de trabalho e dedicação em regime de voluntariado.
A Fundação Oureana foi oficialmente apresentada ao público numa Gala que teve lugar no Castelo de Ourém, no dia 12 de Agosto de 1995. Desde então celebra-se o dia 12 de Agosto como o Dia da Fundação.
Aceitou ser Madrinha da Fundação Oureana, a Rainha do Fado, Amália Rodrigues, que nesse dia decidiu celebrar oficialmente o seu 75º Aniversário.
Nesse mesmo dia foi criado O Instituto Amália Rodrigues como primeiro Departamento Cultural da Fundação e que inspirou a Fundação Amália Rodrigues, criada mais tarde por Testamento da Rainha do Fado.
Aceitou ser Padrinho da Fundação Oureana, D. Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança e Conde de Ourém que tomou posse no mesmo dia como membro do Conselho de Curadores.