26 de Setembro de 2020 foi um Dia dedicado à Fundação Oureana, ao Restaurante Medieval e ao Instituto da sua Madrinha; Amália Rodrigues

A Fundação Histórico Cultural Oureana dedicou o dia 26 de Setembro à sua Madrinha Amália Rodrigues, celebrando o 100º do seu Nascimento, o 25º aniversário da Fundação e do Instituto Amália Rodrigues Rainha do Fado e 50º do Restaurante Medieval.

Video de José Alves – Soutaria TV

O programa organizado pela Fundação Oureana em parceria com o Município de Ourém e a Fundação D. Manuel II e contou com o apoio da Fundação Amália Rodrigues, foi dividido em quatro partes e teve um almoço e um jantar de Gala para convidados VIP uma vez que o actual estado de Contingência da Pandemia Covid 19 não permitiu um programa mais alargado com público a assistir como foi há 25 anos quando John Haffert criou a Fundação e o Instituto, pelos 25 anos do Restaurante Medieval. Os eventos que estavam planeados para o dia 12 de Agosto e foram adiados para 15 e depois para 26 de Setembro, necessitaram de 4 planos de Contingência aprovados pelas Autoridades de Saúde.

O Programa das Festividades começou com o descerrar de uma lápide na fachada do edifício do Museu Oureana junto ao Jardim D. João Pereira Venâncio, local onde há 25 anos John Haffert celebrou o primeiro Protocolo de Cooperação com o Município de Ourém então representado pelo Presidente em Exercício Dr. David Pereira Catarino e onde o grande Benemérito de Ourém criou o Instituto Amália Rodrigues, Rainha do Fado, doando o Jardim ao Município, que ficou com o nome e onde se encontra o busto do Bispo de Leiria -Fátima que era amigo de Haffert.

A lápide que recorda os 25 anos da Fundação, seu Instituto Amália Rodrigues e o 1º Protocolo celebrado com a Câmara Municipal, foi descerrado por Luís Albuquerque, Carlos Evaristo, Augusto Pereira Gonçalves e o Arquiduque Josef Karl, primo do Sr. Duque de Bragança e também ele descendente de D. Nuno Álvares Pereira.

O Duque de Bragança e Conde de Ourém D. Duarte Pio de Bragança que acabou por chegar mais tarde ao local devido a um corte no trânsito em Fátima, ainda passou pelo local antes de seguir para a Missa de Acção de Graças que teve lugar na antiga Sé-Colegiada.

John Haffert, Lagrifa Fernandes, David Catarino, José Ferraz, António Costa, Carlos Evaristo e Amália Rodrigues no exterior do Museu Oureana há 25 anos, no dia 12 de Agosto de 1995.
O Arquiduque Josef Karl, Carlos Evaristo, Luís Albuquerque e Augusto Pereira Gonçalves.
D. Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança e Conde de Ourém posa junto à placa momentos após ter sido descerrada por seu primo o Arquiduque, o Presidente da Câmara e os Membros da Fundação Oureana.

Fachada do Museu Oureana onde foi assinado o primeiro Protocolo com a Câmara Muncipal
Programa Oficial das Comemorações

A Missa de Acção de Graças que relembrou Amália Rodrigues, John Haffert e todos os Benfeitores da Fundação Oureana foi celebrada na Sé-Colegiada por D. Manuel António Mendes dos Santos, Bispo de São Tomé e Príncipe, Patrono da Fundação Oureana, foi antecedida pela actuação de Lello Nogueira, Guitarrista de Amália, acompanhado de Pedro Marques.

Video de José Alves – Soutaria TV

O programa da manhã incluía um almoço-convívio no Restaurante Medieval no Castelo de Ourém, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal e do Duque de Bragança, Dom Duarte Pio, entre outros convidados de honra, uma cerimónia que assinalou o Cinquentenário do Restaurante Medieval da Fundação Oureana.

Antes do almoço S.A.R, Dom Duarte de Bragança, na qualidade de Conde de Ourém, descerrou uma Placa Comemorativa do 50º do Restaurante Medieval e 25º aniversário do Instituto Amália Rodrigues, Rainha do Fado colocado no Pátio Amália Rodrigues, baptizado em honra da Fadista há 25 anos com um painel de azulejos descerrado pela mesma.

Antes do almoço houve uma Sessão de Fados a cargo de Verónica B. Correia e Cristina Madeira acompanhados de Lello Nogueira e Pedro Marques.

Video de José Alves – Soutaria TV
Image may contain: 2 people, including Veronica B Correia, people sitting, table and indoor

A Sessão ao Almoço terminou com a entrega da Medalha Amália Rodrigues, Rainha do Fado a vários artistas e colaboradores.

Video de José Alves – Soutaria TV

Pela tarde foram benzidos pelo Sr. D. Manuel António Mendes dos Santos e inaugurados pelos representantes das Fundações parceiras, dois Monumentos Cenotáfios dedicados a Roberto Leal e Amália Rodrigues e que ficam no Largo da Casa de Velório no Castelo de agora em diante denominado “Largo Amália da Piedade Rodrigues”.

Dom Duarte de Bragança junto aos Monumentos a Roberto Leal e Amália Rodrigues

O Jantar de Gala para o segundo grupo de Convidados VIP da Fundação Oureana iniciou-se pelas 19 horas e juntou, para além de membros das Fundações parceiras, todos os artistas convidados para actuarem no espectáculo “Serenata à Rainha do Fado” da Fundação Oureana, nomeadamente; Rodrigo Leal, Clemente, Juan Santamaria, Peu Madureira, António Pinto Basto, Emanuel e Nelson Rosado dos Anjos.

Ensaio de Rodrigo Leal – Video de José Alves – Soutaria TV

Fotos de José Alves – Soutaria TV