Teve lugar no dia 26 de Setembro de 2020 a Peregrinação ao Santuário de Fátima da Ordem de Vitéz (Vitézi Rend em Húngaro), uma Ordem de Mérito Húngara fundada em 1920 e que foi concedida como honra Estatal entre 1920 a 1944, sendo hoje uma Ordem de Mérito conferida Sob o Alto Patrocínio da Casa Real Húngara.
A Peregrinação que assinala os 100 anos da criação da Ordem de Vitez teve também como objectivo a criação de uma nova Delegação, dedicada a Santo Estêvão e que se destina a para membros Ibéricos ou ligados às Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa.
Liderada pelo Capitão Geral da Ordem S.A.I.R. o Arquiduque da Austria Joseph Károly acompahnado de sua mulher a Arquiduesa e Princesa Margarete, a Peregrinação teve início às 9:30 horas com a Recitação do Santíssimo Rosário à Bem-Aventurada Virgem Maria na Via-Sacra Hungria até ao Calvário, onde, pelas 10:00 horas houve a Bênção da Bandeira da nova Delegação e as Insígnias dos Membros com Prestação de Juramento.
A Investidura de novos membros da Vitézi Rend foi feita com a imposição de uma espada no ombro de cada candidato pelo Capitão General que pronunciava o nome de cada Cavaleiro seguido das palavras: “In Hoc Signo Vinces”
A espada usada nesta cerimónia foi uma réplica da espada de Corte de D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável e III Conde de Ourém da qual também é descendente o Arquiduque.
Já no interior da Capela de Santo Estêvão onde só foi permitida a entrada da Chefia local da Ordem, teve lugar uma Oração do Centenário de Consagração a Nossa Senhora de Fátima recitada pelo Capitão Geral em nome de todos os membros seguido de uma Oração a Santo Estêvão, Rei da Hungria pela protecção da Nação e dos Povos Húngaros recitada pelo Protector Eclesiástico que presidiu às cerimónias, Sua Exª Revmaª o Bispo D. Manuel António Mendes dos Santos.
Pelas 10:30 horas teve lugar a Consagração dos Cavaleiros a São Miguel Arcanjo seguido da visita dos Príncipes à Loca do Cabeço, local das Aparições do Anjo de Portugal e da Paz em 1916.
A Avé Maria foi cantada pelo Cantor de Opera Suíço Bruno von Nunlist cujo avô foi Comandante da Guarda Suiça Pontifícia durante o Pontificado de três Papas.
(Fotos e Video: José Alves – Soutaria TV)
O último acto religioso da Peregrinação no local ligado ao povo Húngaro foi a Recitação do Ângelus e visita aos Valinhos com oração pelo para repouso das Almas de todos os Capitães-Gerais e Membros falecidos.
Já no Castelo de Ourém, pelas 11:30 horas decorreu uma Missa Solene de Acção de Graças com S.A.R. Dom Duarte Pio de Bragança, Conde de Ourém também a assistir.
Ao 12:30 teve lugar um Banquete de Gala no Restaurante Medieval da Fundação Oureana com o Corte de um bolo aniversário decorado com as Armas da Ordem de Vitez.
Foi o Duque de Bragança que ofereceu o brinde com o grito “Viva a Hungria!”
A última etapa da Peregrinação da Ordem de Vitez ocorreu já pelas 15:30 horas com orações e bênção do túmulo do Padre John Guilbert Mariani que era Membro da Ordem de Vitez.
Houve orações também pelo repouso das almas de Suas Altezas Imperiais e Reais os Arquiduques Joseph Árpád e Maria Aloisia, os saudosos Príncipes da Hungria que viviam em Cascais, eram presença frequente em Fátima, e Patronos da Regalis Lipsanotheca.
O descerrar de uma Placa comemorativa e colocação da Bandeira da Delegação junto ao Altar da Delegação com a imagem de Santo Estêvão na Regalis Lipsanotheca da Fundação Oureana foi o último acto da Peregrinação.
Já a entrega das Cartas Patentes e de Insígnia da Ordem teve lugar numa cerimónia conjunta com a Ordem de São Miguel da Ala, em Alcobaça, no dia seguinte.
,Os Príncipes Josef Karl e Margarete ainda passaram por Fátima mais uma vez antes de partirem de regresso à Áustria. Desta vez vieram na companhia de um filho e de um sobrinho, tendo reunido também na ocasião com o Staff Captain Carlos Evaristo. Suas Altezas Imperiais e Reais visitaram o Santuário de Fátima onde acenderam velas, assistiram à Santa Missa e à recitação do Santo Rosário.
A Ordem de Vitez acaba assim de se tornar no Parceiro Protocolar mais recente da Fundação Oureana e parte do grupo “Ourém Castle Information Centre Protocol Partners” que já conta com quatro Fundações e mais de uma centena de Associações.
(Fotos: José Alves, Bruno von Nunlist, Angelo Musa and Carlos Evaristo)
Comando da Nova Delegação
H.R.H. Dom Duarte Duque de Bragança
Honorário Torzskapitány (Capitão)
D. Manuel António Mendes dos Santos Patrono Eclesiástico
Rev. Carlo Cecchin
Director Espiritual
Dr. Carlos Evaristo
Szék Kapitány (Capitão de Assento)
Prof. Dr. Humberto Nuno de Oliveira
Virezi Hadnagy (Tenente Vitez)
Dr. Juan Fernando de Castro Valle
Virezi Hadnagy (Tenente Vitez)
FONTE: https://www.facebook.com/Ordem-de-Vit%C3%A9z-ou-Vit%C3%A9zi-Rend-Delega%C3%A7%C3%A3o-Santo-Estev%C3%A3o-F%C3%A1tima-Portugal-103562721518517/?view_public_for=103562721518517
26 de Setembro de 2020