
O Salão D. João I do Restaurante Medieval Oureana, revestiu-se do espírito Natalício para receber o Conde de Ourém, D. Duarte Pio de Bragança e seus convidados neste que foi o 15º Almoço de Reis no Castelo de Ourém. O evento com mais de 25 anos de tradição teve lugar no dia da Epifania do Senhor, celebrado este ano a 5 de Janeiro.
Missa Solene da Epifania na Regalis Lipsanotheca
O Dia de Reis começou com uma Missa Solene celebrada às 12h30, na Regalis Lipsanotheca, Capela de Relíquias privada da Fundação Oureana. Presente esteve como já é habitual, o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança e Conde de Ourém, Patrono da Fundação Oureana desde a sua criação em 1995.




Sessenta pessoas assistiram à Missa celebrada pelo Padre César Cuomo e acolitada pelos Confrades Cavaleiros Armando Mendes e Leonardo Rodrigues.
Durante a Homilia o Padre César falou da realeza de Cristo manifesta na adoração dos Magos vindos do Oriente que representam os povos do Mundo e o papel simbólico desses visitantes e das suas oferendas.




Veneração de Relíquias e Bênção dos Reis Magos
A Missa contou com os tradicionais cânticos natalícios dirigidos pelo Confrade Cavaleiro Armando Mendes acompanhado do Mestre Organista Confrade Cavaleiro William Smyth. Houve no final a veneração da imagem do Menino Jesus enfaixada e contendo a Relíquia Insigne da Lapa do Santíssimo Presépio de Belém. Já a bênção final foi dada com um relicário contendo as Relíquias Insignes do Presépio, da Manjedoura e da Sagrada Família.


Seguiu-se a simbólica Visita de Adoração dos Reis Magos e dos Pastores recriada com ajuda do Capelão Padre Fernando António que portou os bustos relicários dos Reis Magos; SS. Melchior, Gaspar e Balthazar até ao Presépio de tamanho real localizado no exterior da capela. Acompanharam as relíquias todos os participantes presentes.








Junto ao Presépio, cantou-se o “Adeste Fidelis” e foi dada a tradicional Bênção dos Reis Magos aos presentes. A Bênção do Portal foi extensível às casas de todos os participantes e seus familiares.
Este ano foi realizada no novo Portal comemorativo do Jubileu do Ano Santo 2025 e que foi colocado em torno da chamada “Porta da Ressureição”, uma porta decorativa na fachada virada para o portão de entrada e que estará permanentemente fechada para simbolizar a sua abertura somente aquando da segunda vinda de Cristo à Terra em Glória na Ressureição dos mortos.





Almoço de Reis e Assembleia Geral Parceiros Protocolares O.C.I.C.
Os convidados seguiram depois para o Restaurante Medieval Oureana da Fundação onde foram recebidos à porta da Adega dos Cavaleiros com o tradicional Elixir da Longa Vida.



O Banquete servido pela INSIGNARE Plus Hotéis contou com o tradicional prato Natalício de bacalhau à posta havendo para sobremesa um Bolo Rei gigante cortado pelo Conde de Ourém e servido com um abafado caseiro especial trazido de Tomar e oferecido pelo Confrade Nuno Ribeiro.











Carlos Evaristo, Co-Fundador e Presidente da Direcção da Fundação Oureana noticiou a todos presentes os resultados da Contabilidade da OCIC do ano findo 2024, relatório esse que foi aprovado por unanimidade. Seguidamente descreveu as actividades que houve, as que estão em curso e as que estão propostas para o orçamento do Ano Jubilar 2025 e que inclui uma Peregrinação, em finais de Setembro, ao Vaticano e aos grandes Santuários da Itália. Evaristo falou também da parceria com a Câmara Municipal de Odivelas na realização de festejos comemorativos dos 700 anos da morte do Rei D. Dinis e do plano para se celebrar este ano os 55 anos do Restaurante Medieval e 30 da Fundação.


Tomou depois a palavra o Arquitecto Nicolas Descharnes em representação do Conselho de Curadores. Descharnes dirigiu palavras de acolhimento e agradecimento para com todos presentes e particularmente aos benfeitores e subsidiários da Fundação. Ao Col. Stephen Besinaiz, Juiz da RISMA da Arquidiocese para Serviços Militares dos EUA e Presidente da American Association of Knights and Dames of the Portuguese Royal House, agradeceu-se o patrocínio do Almoço de Reis de 2025 oferecido aos convidados.

O Duque de Bragança seguidamente agradeceu a todos presentes em Assembleia Geral da Fundação Oureana e da OCIC (Ourém Castle Information Centre Protocol Partners) o apoio dado durante o ano findo à Fundação e aos projectos e obras organizadas em parceria com a Fundação D. Manuel II da qual é Presidente. Agradeceu ainda, o apoio das muitas entidades governamentais e associações, religiosas e civis, que são parceiras protocolares de ambas as Fundações.

Nomeação de novo Capelão da Fundação Oureana
Foi depois lido um Decreto de nomeação do Capelão da Real Guarda de Honra Padre Fernando António como Capelão da Fundação Oureana em substituição do Padre Cecchin, Capelão Mor RIOASM que deixou o cargo por ter tomado posse como Presidente do Conselho.

A nomeação foi feita pelo Duque de Bragança em Setembro do ano passado tendo sido depois confirmada pelo Conselho de Curadores. O Padre Fernando António é já o 6º Capelão da Fundação Oureana (A Fundação para a Pesquisa Religiosa), o primeiro tendo sido o Padre Carlos Querido da Silva que foi nomeado pelo Fundador John Mathias Haffert. O Padre Carlos Querido da Silva abdicou do cargo ao tornar-se Presidente do Conselho de Curadores da Fundação. Seguiu-lhe o Padre Americano; Francis Besaw e depois o Monsenhor Cónego Professor Doutor José Geráldes Freire, o Padre John Guilbert Mariani e finalmente o Padre Carlo Cecchin.

No uso da palavra o Benfeitor Confrade Comendador João Ribeirinho Leal saudou todos os presentes tendo depois feito um apontamento sobre a Festa de Reis e o ideal e valores Monárquicos simbolizados pela pessoa do Senhor D. Duarte.

Castelo de Ourém, 05 de Janeiro de 2025 João Ribeirinho Leal
“Alteza Real; Ex.mos. Senhores:
É um prazer e uma honra poder participar neste Almoço de Reis.
Ouvimos na Liturgia de hoje que uns Magos, vindos lá do Oriente, vieram
adorar o Deus-Menino, melhor dizendo, vieram adorar o Rei dos Reis.”
“E dizia-nos o Evangelista que, avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, os Magos seguiram por outro trajecto; isto diz-me que quem um dia se encontra com Cristo, de certeza absoluta que não volta pelo mesmo caminho…“

“Nós não somos Magos, e muito menos somos idólatras; mas viemos do norte e do sul, do nascente e do poente, para saudar Sua Alteza Real o Senhor Dom Duarte de Bragança que Deus guarde, bem como toda a sua Excelentíssima Família...”

“O Rei é a Pátria encarnada e saudar Vossa Alteza Real é por assim dizer o mesmo que beijar a face já enrugada deste Portugal quase nove vezes secular, criado por Dom Afonso Henriques, continuado por D. João I, por D. João IV e por assim dizer finado quando Dom Manuel II, o Rei Patriota, transpôs os umbrais da eternidade. Tenho / temos o coração e os olhos postos no Senhor Dom Duarte de Bragança e na sua ínclita descendência, a quem desejo / desejamos um bom ano de 2025. Bem-haja, Senhor Dom Duarte!l“

A intervenção terminou com um brinde e Vivas ao Rei!

O Confrade Nuno Ribeiro ofereceu a todos presentes um abafado especial de Tomar.
Presente no evento estiveram representantes de vários Parceiros Protocolares da Fundação, entre eles, o Dr. José Alberto Ribeiro, Director do Palácio Nacional da Ajuda.

O Dr. Jorge Costa Rosa, Presidente Emérito da Real Associação de Santarém (Ribatejo) que juntamente com o Dr. Carlos Evaristo iniciaram a tradição do Almoço / Jantar de Reis em Santarém também esteve presente juntamente com a sua mulher.

A partir do ano 2000, houve cinco edições do Almoço / Jantar de Reis organizadas em Santarém, antes do evento ter sido transferido para Braga e depois, Guimarães onde passou a ser organizado em conjunto com o Dr. Manuel Beninger da Associação dos Autarcas Monárquicos, tendo depois sido transferido para o Castelo de Ourém, onde já conta com 15 edições.
As celebrações deste ano terminaram, já tarde, com um serão à volta da lareira onde se reviveram lembranças e se partilharam histórias de convívios e peregrinações anteriores.
6 de Janeiro de 2025
Texto e Fotografias: Fundação Oureana – Direitos Reservados