
O Chefe da Casa Real Portuguesa, D. Duarte Pio de Bragança esteve presente no Mosteiro de Odivelas para conferir a Medalha D. Dinis da Fundação Oureana. A exposição inaugurada hoje divulga, pela primeira vez resultados das investigações arqueológicas e dos estudos interdisciplinares realizados no âmbito das intervenções nos túmulos de D. Dinis e do Infante.

A Sessão de entrega da Medalha Rei D. Dinis teve lugar durante a inauguração da Exposição 𝗦𝗲́𝘁𝗶𝗺𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗠𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗶 𝗗. 𝗗𝗶𝗻𝗶𝘀, promovida pela Câmara Municipal de Odivelas em parceria com a Museus e Monumentos de Portugal, EPE, e patente no Claustro Novo do Mosteiro de Odivelas.
As Intervenções

Na abertura da Sessão, Ana Catarina Sousa, em representação da Património Cultural I.P., falou da importância destes trabalhos realizados no âmbito das celebrações do VII Centenário da morte do Rei D. Dinis e do apoio dado pelas instituições governamentais aos mesmos.

A Vice-Presidente da Património Cultural I.P. exprimiu também o desejo desta exposição poder percorrer todo a país para maior divulgação e conhecimento destes trabalhos.

O Presidente da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, Alexandre Nobre Pais durante a sua intervenção falou também da importância da conservação e divulgação destes trabalhos e das diversas áreas a serem estudadas durante a intervenção felicitando os peritos que estão a realizar estes estudos.

Seguidamente, Sua Alteza Real o Duque de Bragança, foi convidado pelo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas Hugo Martins, para dirigir algumas palavras a todos presentes na qualidade de Chefe da Casa Real Portuguesa.

Durante a sua intervenção, o Duque de Bragança agradeceu, em nome da Família Real, à Câmara Municipal e a todos os responsáveis das entidades responsáveis “pelo excelente trabalho inédito realizado no túmulo do Rei D. Dinis e na conservação e estudo dos seus restos mortais, da sua espada e do Manto Real.”

D. Duarte falou também da importância de se divulgar estes estudos por todo o mundo e das autoridades responsáveis garantirem que depois de conservadas as peças encontradas no túmulo do Rei D. Dinis, como a espada e o manto, que a mesmas voltem para e fiquem expostas em Odivelas por ter sido essa a vontade do Monarca que quis ser sepultado no mosteiro.

A última intervenção institucional coube ao Presidente da Câmara Municipal de Odivelas Hugo Martins, que agradeceu a presença de todos e explicou que os trabalhos realizados no túmulo do Rei D. Dinis iriam ser divulgados em publicação, agradecendo o apoio das entidades governamentais e o trabalho de todos os intervenientes nos estudos multidisciplinares que estão a ser desenvolvidos e que vão ser agora divulgados na exposição.

Antes da Sessão de entrega da Medalha, o Presidente da Fundação Oureana, Carlos Evaristo, justificou a edição da mesma como sendo tradição antiga de se mandar fazer uma iluminura ou cunhar uma medalha alusiva às exéquias fúnebres dos Reis e Rainhas. Explicou também ser desejo da Casa Real Portuguesa continuar essa tradição através das Fundações Parceiras; D. Manuel II e Histórico – Cultural Oureana. A concessão da medalha disse Evaristo “é também uma pequena gratificação de reconhecimento da Casa Real a todos os que trabalharam nesta nobre causa.”

Sessão de entrega da Medalha Rei D. Dinis
A Medalha Comemorativa dos 700 anos da Morte e das Exéquias Fúnebres do Rei D. Dinis, conferida com o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa, é uma edição das Fundações; Histórico – Cultural Oureana e D. Manuel II e destina-se exclusivamente a distinguir todos os intervenientes nas escavações e estudo do túmulo do Monarca, assim como os membros da Comissão de Honra das Exéquias Fúnebres.

A Medalha foi desenhada pelo Colégio Heráldico da Fundação Oureana e executada e patrocinada pelo Delegado da Real Irmandade e Ordem Militar do Arcanjo São Miguel em Malta Dr. Marco Spiteri Binett. Executada e bronze dourado, apresenta numa face a reconstituição do rosto do Rei D. Dinis e na face reversa a espada encontrada no túmulo do Monarca.

A entrega da medalha pelo Senhor D. Duarte ao Presidente da Câmara de Odivelas, aos responsáveis da entidades governamentais da tutela do Património Nacional, dos Museus e Monumentos e depois, à Vereadora da Cultura e Turismo Ana Isabel Gomes e todos os intervenientes nos estudos especializados, nas comemorações do VII Centenário da morte do Rei D. Dinis e na realização das Exéquias Fúnebres.

As primeiras medalhas comemorativas haviam já sido entregues no passado mês de Maio ao Sr. Patriarca de Lisboa Rui Valério, ao Capelão Padre Fernando António e às pessoas que colaboraram ou patrocinaram na organização das Exéquias Fúnebres do Rei D. Dinis e na Real Guarda de Honra em Janeiro de 2025.

Aos ilustres convidados o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Odivelas fez a entrega de uma coleção de selos comemorativos do VII Centenário da morte do Rei D. Dinis lançados no passado dia 16 de Abril pelos CTT – Correios de Portugal.


A coleção composta por quatro selos com um valor facial de 0,73 euros, com uma tiragem de 40 mil exemplares cada e ainda por um bloco filatélico com um selo.

A todos os presentes na inauguração da exposição foi oferecido pela Câmara Municipal de Odivelas uma publicação sobre os diversos projetos e intervenções do VII Centenário da morte do Rei D. Dinis.

Depois da entrega das medalhas e lembranças foi altura de cada um dos intervenientes das investigações arqueológicas e dos estudos interdisciplinares realizados no âmbito das intervenções nos túmulos de D. Dinis e do Infante explicarem os trabalhos junto dos painéis ilustrados da exposição.

Durante a visita à exposição foram servidos doces de marmelada, típico de Odivelas acompanhado de vinho “Madre Paula” branco e tinto.

A Fundação Oureana esteve representada no evento pelo Presidente da Direção, Carlos Evaristo, e pelo Capelão Padre Fernando António.

O evento terminou com um convite dos responsáveis do Laboratório José de Figueiredo para o Senhor D. Duarte e os representantes da Fundação Oureana visitarem as instalações onde estão a ser realizados os trabalhos de conservação da espada e manto real de D. Dinis.
27 de Junho de 2026
FONTE: Câmara Municipal de Odivelas
FOTOS: Direitos Reservados à Fundação Oureana e à Câmara Municipal de Odivelas
