
A Abadia Cisterciense de Casamari, sede espiritual na Itália da Real Irmandade do Arcanjo São Miguel, recebeu hoje, uma tela representando a “Deposição da Cruz”. A obra doada ao Mosteiro histórico em nome de Sua Alteza Real Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, e da Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel será um legado do artista plástico que luta desde a infância contra uma doença incapacitante.
O quadro a óleo oferecido à Comunidade de Monges é da autoria do artista plástico e membro da Ordem Dinástica; Michael Lemma, que diz se ter inspirado na famosa representação do tema do Mestre Caravaggio.

A vida do jovem Michael Lemma é marcada por uma longa doença enfrentada desde a infância. São 28 anos de sofrimento, hospitalizações, operações e tratamentos oncológicos, dores que Michael soube transformar em arte e testemunho de fé.
Com os seus desenhos, levou conforto a muitas crianças doentes, criando retratos e distribuindo sorrisos. Hoje, apesar da doença , é Ministro Extraordinário da Eucaristia e desempenha o seu serviço levando a comunhão aos doentes no hospital e em suas casas.
A cerimónia de entrega da obra foi realizada esta manhã na esplêndida Abadia de Casamari.
Na placa comemorativa da entrega consta para além do título da obra e nome do artista, o facto de que foi doada ao mosteiro por Sua Alteza Real Dom Duarte Pio de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa e Grão-Mestre das Ordens Dinásticas.

Em representação da Real Irmandade da Ordem de São Miguel Arcanjo, esteve o Delegado Cav. Grã-Cruz com Colar da RISMA Dr. Angelo Musa, recebido pelo Abade de Casamari, Reverendíssimo Padre Loreto Camilli, Capelão-Mor da Real Irmandade para Itália, e pelo Padre Pierdomenico Volpi, Capelão e Guia Espiritual da mesma Irmandade. Presente para o acto de entrega estiveram alguns irmãos e membros da Real Irmandade e Ordem de São Miguel Arcanjo.

Durante a cerimónia foi lida pelo Delegado RISMA uma mensagem oficial enviada por D. Duarte, que quis com este gesto manifestar profunda gratidão ao Abade pelo acolhimento reservado aos membros da Real Irmandade e pela disponibilidade para os receber regularmente em oração no interior da histórica Abadia. A mensagem incidiu também sobre a importância simbólica da obra doada, como sinal de devoção, arte e esperança. “Com grande alegria – escreveu Dom Duarte – entrego-vos, como homenagem à presença da vossa comunidade, a obra dedicada a Caravaggio ‘Deposição da Cruz’, criada pelo artista irmão Michael Lemma. Agradeço do fundo do coração a Michael por este presente, que escolhi deixar à Abadia, certo de que enriquecerá a devoção e a experiência espiritual dos muitos visitantes e peregrinos que honram Casamari com a sua presença.”
“A sua história – continua o Duque de Bragança – é uma luz: a doença, ao tirar tanto, dá tanto moralmente. Um apelo a viver cada dia com consciência, humildade e esperança, deixando uma promessa de vida no coração de quem encontramos.”

A Abadia de Casamari, lugar de oração, espiritualidade e arte, acolhe agora esta preciosa obra como sinal tangível de uma profunda união entre a fé, a beleza e o testemunho cristão. A Comunidade Monástica Cisterciense acolheu a tela que ficará em permanência, tornando-a visível aos fiéis, peregrinos e amantes da arte sacra.
27 de Junho de 2025