Fundação Oureana manifesta voto de pesar pelo falecimento de Anastácio dos Reis Silva, antigo Gerente do Restaurante Medieval

A Fundação Oureana manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Anastácio dos Reis Silva, antigo Gerente do Restaurante Medieval.

“Homem de confiança de John Haffert”, Anastácio trabalhou para o Exército Azul na Domus Pacis em Fátima durante as décadas de 1960 e 1970 tendo viajado aos Estados Unidos da América, por duas vezes, como membro de uma equipa de operários especializados que trabalharam na construção da replica da Capelinha das Aparições de Fátima, replica da Santa Casa de Loreto / Nazaré, e nos muros e revestimento em pedra natural do Santuário do Movimento Apostólico em Nova Jersey, Estados Unidos.

A morte inesperada do Director da Fatima Travel, Camille Paul Berg, pouco antes da abertura oficial ao público do Restaurante Medieval em 1971, levou John Haffert a escolher outra pessoa de confiança para Gerente da firma Castelos de Portugal Turismo Lda. Foi Anastácio dos Reis Silva o escolhido para gerir o novo empreendimento turístico que levaria mais de 4 milhões de pessoas ao Castelo de Ourém nos seus 55 anos de existência.

Embora a gestão não fosse a sua especialidade, Anastácio manteve-se no cargo de 1974 até 1976 quando o animador americano Joseph Howard Braun o substituiu como Gerente mantendo-se no cargo até 1995.

O seu contributo para o sucesso da Castelos de Portugal Turismo Lda. foi recordado aquando da extinção da firma e tomada de posse do Restaurante pela Fundação Oureana em 1998, e novamente no Jantar de Gala dos 30 anos da Fundação e 55 do Restaurante Medieval Oureana, em Setembro de 2025.

Anastácio que habitava no Casal Novo, Atouguia, Ourém, faleceu no dia 19 de Junho aos 85 anos de idade tendo sido sepultado no dia seguinte no Cemitério de Zambujal apos a celebração de Missa de corpo presente na Igreja Paroquial.

À família enlutada e amigos do falecido a Fundação expressa as mais sinceras condolências, informando que no dia 27 de Setembro uma Missa será celebrada pelo Capelão pelo eterno descanso da sua alma e conforto dos seus familiares.

“Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, e que a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém.” P.N., A.M. G.P. por sua alma.

19 de Junho de 2026

FOTOS: Direitos Reservados ao Blue Army USA / Fundação Oureana

Share

Santuário de Fátima enviou acordeão de Eugénia Lima ao “Recanto” em Rio Maior para celebração dos 100 anos do seu nascimento

A celebração do centenário do nascimento da Rainha do Acordeão, foi o motivo do Museu do Santuário de Fátima enviar o acordeão de Eugénia Lima para o espaço museológico “O Recanto” em Rio Maior onde se perpetua o legado da Mestre acordeonista.

O programa do centenário do nascimento de Eugénia Lima, Rainha do Acordeão, celebrado no dia 29 de Março de 2026, foi organizado pelo Instituto Eugénia Lima, Rainha do Acordeão e contou com o alto patrocínio da Casa Real Portuguesa e da Câmara Municipal de Rio Maior.

100 anos – 100 músicas foi o tema escolhido pela organização a cargo de Sérgio Coito, membro fundador do Instituto e do Recanto Eugénia Lima no Restaurante Fortaleza em Rio Maior.

O Programa começou com uma Missa na Igreja Paroquial de Rio Maior pelas 12 horas, celebrada por alma da acordeonista nascida em Castelo Branco, a 26 de Março de 1926, e falecida em Rio Maior, a 4 de Abril de 2014.

Seguidamente foi realizado um Almoço de convívio no Restaurante Fortaleza pelas 13 horas com uma Sessão de Comemoração do Centenário do nascimento da rainha do Acordeão no Recanto Eugénia Lima pelas 15 horas.

O evento comemorativo do centenário da artista contou com a presença de muitas entidades convidadas, músicos e admiradores.

Em representação do Município de Rio Maior estiveram o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Lopes Candoso, da Vereadora da Cultura, Leonor Fragoso, que ajudaou o Presidente do Instituto Eugénia Lima, Rainha do Acordeão, António Coito acompanhado de sua mulher Maria da Conceição, a descerrar uma placa de bronze comemorativa do centenário.

A comemoração teve lugar no complexo hoteleiro Fortaleza, no Alto da Serra, em Rio Maior, por estar lá instalado por vontade da Rainha do Acordeão, o “Recanto Eugénia Lima”, um espaço museológico criado a 29 de Junho de 2013 para guardar o seu espólio.

A Fundação Oureana, Parceira Protocolar do Instituto, fez-se representar oficialmente no evento pelo seu Capelão, o Reverendo Padre Fernando António que leu a seguinte mensagem na abertura da Sessão Solene de Comemoração do Centenário:

MENSAGEM NOS CEM ANOS DO NASCIMENTO DE EUGÉNIA LIMA, RAINHA DO ACORDEÃO

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Na impossibilidade de poder estar hoje convosco, permita-me que vos dirija estas palavras na pessoa do nosso estimado Capelão Padre Fernando António, ele que juntamente com os seus pais, foram amigos pessoas da D. Eugénia Lima.

Permitam também que o Senhor Padre transmita as saudações do nosso Patrono D. Duarte Duque de Bragança.

O  centenário do nascimento de Eugénia Lima (1926 – 2014), é altura de prestamos mais uma justa homenagem para recordar a acordeonista prodígio, que foi, e continua a ser, a indiscutível “Rainha do Acordeão” em Portugal e no Mundo.

Nascida em Castelo Branco, a 26 de Março de 1926, a sua vida tornou-se um hino dedicado à música popular e à mestria técnica, elevando o acordeão a patamares de excelência reconhecidos internacionalmente e jamais alcançados nesta modalidade, quer antes, ou depois.

Autora de mais de duas centenas de temas, cem dos quais vão ser interpretados hoje,  tem uma discografia que excede as 50 gravações, tanto em seu nome, ou usando outros pseudónimos.

Mas Eugénia Lima, não foi apenas uma intérprete; foi uma mulher pioneira nos direitos das mulheres. Começou por encantar plateias aos quatro anos de idade mas a sua carreira, não se limitou a 80 nos de música tocada, tendo também alcançado grande êxito como compositora, produtora, discográfica, professora de música e campeã de corridas de automóveis.

Pilar da Cultura Portuguesa do Século 20, foi Diplomada pelo Conservatório de Paris, e em Outubro de 1995, investida como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da Republica Dr. Mário Soares, sendo também reconhecida pela Casa Real Portuguesa como Dama da Ordem de São Miguel da Ala e Medalha de Mérito da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Deixou um Legado consagrado nos anais lusitanos do qual faz testemunho este Espaço Museológico “O Recanto Eugénia Lima” por ela criado, e hoje mantido pelo Instituto que tem seu nome.

Merecidamente, seu nome, consta no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis..

Esta grande patriota Portuguesa, devota de Nossa Senhora de Fátima, conseguiu através do seu género musical, o acordeão; atingir o patamar máximo de excelência e fama internacional, um feito somente comparável com Camões, Amália, Eusébio e CR7.

Atribuiu, no entanto, esse dom a Deus, e o seu sucesso, a Nossa Senhora de Fátima, tendo em sinal de gratidão oferecido o seu acordeão como ex voto ao Santuário da Virgem do Rosário, Rainha do Mundo. Foi esse o seu último desejo cumprido pelo seu Confessor Padre Mota, e pelo Sr. António Coito, sua esposa e família.

Hoje, agradecemos profundamente ao Santuário de Nossa Senhora, na pessoa do Senhor Reitor, o Padre Carlos Cabecinhas, e também do Diretor do Museu e Arquivo, o Dr. Marco Daniel Duarte, a presença aqui, entre nós, deste artefato histórico que foi o principal parceiro de carreira da D. Eugénia, o seu acordeão predileto.

Visita hoje este local onde esteve originalmente exposto,. Sabemos que vem, a título, excepcional, vindo acompanhado do Conservador Dr. Carlos Henriques a quem também agradecemos.

É uma agradável surpresa para todos neste evento muito especial e pedimos que agradeça a Nossa Senhora de Fátima a alegria que nos trouxe.

Embora tenha sido reconstruído pelo Mestre Mário Lima com peças mecânicas interiores em alumínio, para jamais desafinar em palco ou requerer grande manutenção, este acordeão é hoje um ex-voto da D. Eugénia, uma relíquia silenciosa de homenagem a Nossa Senhora, símbolo de gratidão e homenagem à Rainha e Padroeira de Portugal, assim proclamada por D. João IV, há precisamente 380 anos.

Agradecemos à família Coito por ter mantido o legado da D. Eugénia vivo, aqui, no Recanto, como também na gestão das suas músicas.

Parabéns pela organização deste evento memorial e obrigado a todos os que ajudaram e participaram neste dia especial e particularmente aos representantes do Município e da Paróquia e também aos acordeonistas.  

Finalmente, não podemos deixar de dar graças a Deus por nos ter dado a D. Eugénia Lima, uma alma talentosa, devota e generosa que partilhou esse talento extraordinário com os Portugueses e com o Mundo.

Carlos Evaristo

Produtor Executivo de Eugénia Lima para a Valentim de Carvalho

Conservador do Espaço Museológico “O Recanto Eugénia Lima”

Presidente da Direção da Fundação Histórico – Cultural Oureana

De seguida, Sérgio Coito conduziu todos os presentes a uma visita guiada à exposição temporária comemorativa do centenário “100 anos – 100 músicas” oferecendo depois aos convidados uma pen drive com 100 músicas da autoria de Eugénia Lima.

Pelas 16 horas teve lugar uma Homenagem no Jardim Eugénia Lima em Rio Maior seguido da colocação de uma coroa de flores na campa da artista no Cemitério de Rio Maior.

As celebrações terminaram com a atuação do Mestre Acordeonista Tino Costa e de outros acordeonistas amigos de Eugénia Lima em homenagem a uma das maiores figuras da Música Portuguesa.

No final a Vereadora da Câmara felicitou a organização e o Presidente do Instituto agradeceu a presença de todos visivelmente comovido pela presença do acordeão predileto da artista, que agora faz parte do espólio do Santuário de Fátima, doado pela artista a Nossa Senhora e entregue ao museu pelo próprio à hora da morte da acordeonista, e que a Reitoria e Direção do Museu, a pedido da Direção da Fundação Oureana, autorizou ,a título excepcional, que voltasse à vitrina onde esteve exposto no “Recanto” até 2014 para dar umas horas de alegria aos fãs e admiradores da Rainha do Acordeão.

29 de Março de 2026

FOTOS: Direitos Reservados – Instituto Eugénia Lima, Rainha do Acordeão / Câmara Municipal de Rio Maior / Fundação Oureana

Share

Museu de Cerâmica de Alcobaça: Legado de Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio, Confrades da Ordem do Arcanjo São Miguel

O Município de Alcobaça tem um novo museu dedicado à cerâmica. O edifício e a colecção de Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio, foi oferecido ao Município pelo filho do casal, o Prof. Dr. Jorge Pereira de Sampaio que garante continuar a enriquecer a colecção com mais peças que tem vindo a adquirir.

A Fundação Histórico Cultural Oureana esteve representada por Carlos Evaristo nesta homenagem aos amigos e Beneméritos Alcobacenses; Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio e ao filho Dr. Jorge Pereira de Sampaio.

O evento começou com uma Sessão Solene no auditório da Biblioteca Municipal presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues e que contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura Dr. Alberto Santos.

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio

Um vídeo apresentado sobre a vida e o legado de Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio explicou que a vasta colecção da família que inclui livros, mobiliário, escultura, têxteis e cerâmica, datados do século XIV à atualidade, iniciou-se em 1953, no ano do seu casamento.

Jorge Pereira de Sampaio com sua mãe Maria do Céu Pereira de Sampaio numa reportagem da RTP

O documentário recordou também os dois emblemáticos estabelecimentos que os Pereira de Sampaio tiveram em Alcobaça; o Café Tertúlia e a Galeria Conventual, onde o casal desenvolveu durante décadas importantes eventos culturais na cidade.

Maria do Céu Pereira de Sampaio

Em 2013, após a morte de Luís Pereira de Sampaio, a sua viúva e filho decidem abrir as portas da galeria à cidade de forma gratuita. Surgiu assim o Museu de Cerâmica de Alcobaça que recebeu uma menção honrosa da APOM – Associação Portuguesa de Museologia na categoria de Colecção Visitável.

Dr. Jorge Pereira de Sampaio com o Presidente da República Pro. Marcelo Rebelo de Sousa

Em 2018, a APOM distingui, a título Póstumo, Luís Pereira de Sampaio, como Colecionador do Ano e no ano seguinte o Museu Medeiros e Almeida recebe uma exposição de Cerâmica organizada pelo Dr. Jorge Pereira de Sampaio com o Alto Patrocínio do Presidente da Republica e Comissariado pela Drª Joana Oliva Monteiro.

João Neto, Jorge Pereira de Sampaio, Maria do Céu Pereira de Sampaio e Presidente da República

Em 2022, a colecção de Chitas de Alcobaça da Família Pereira de Sampaio esteve exposta no Museu de la Toile de Jouy, França sendo posteriormente premiada.

A Exposição no Museu de la Toile de Jouy, França

Após o falecimento da Dª Maria do Céu Pereira de Sampaio em 2021, seu filho Dr. Jorge Pereira de Sampaio decide doar à Câmara Municipal de Alcobaça a maior parte do acervo da cerâmica dessa região no total de 2600 peças bem como o espaço físico onde se encontra a o Museu de Cerâmica – Colecção Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio.

Maria do Céu Pereira de Sampaio e Luís Pereira de Sampaio
O Dr. Jorge Pereira e Sampaio e o Presidente da Câmara de Alcobaça

O documentário exibido reuniu testemunhos de muitas entidades e de vários amigos da família, muitos deles presentes ou intervenientes na Sessão e outros, como a Marlise Corsato, Museóloga de São Paulo, no Brasil, que não pôde estar presente, mas envio cumprimentos a todos nesta ocasião.

Maria do Céu Pereira de Sampaio com Marlise Corsato
A Drª Maria José Azevedo Santos, Professora Catedrática Jubilada da Universidade Católica

A Drª Maria José Azevedo Santos, Professora Catedrática Jubilada da Universidade Católica que também aparece no documentário assim como o Presidente da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e também o Diretor do Museu da Farmácia em Lisboa e no Porto, Dr. João Neto deram um testemunho amigo da dedicação dos casal Pereira de Sampaio à cultura através do colecionismo.

Dr. João Neto, Presidente da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e também o Diretor do Museu da Farmácia em Lisboa e no Porto

Também se registaram mensagens sentidas do Senhor Bispo de Santarém D. José Traquina e do Senhor Duque de Bragança, D. Duarte Pio.

D. Duarte Pio, Duque de Bragança

O registo inclui testemunhos do Dr. José Miguel Júdice, da Fundação Inês de Castro, do Dr. Luís Peres Pereira, Presidente da Associação de Defesa e Valorização do Património de Alcobaça, dos artistas plásticos da Galeria Conventual; Ricardo D’Assis Cordeiro, Nélia Caixinha, e da Curadora da Colecção Pereira de Sampaio, Drª Joana D’Oliva Monteiro.

Joana D’Oliva Monteiro
Carlos Evaristo

O elenco de testemunhos termina com uma mensagem do Presidente da Direção da Fundação Oureana, Carlos Evaristo, a felicitar a família Pereira de Sampaio no Centenário do nascimento de Luís Pereira de Sampaio.

A Mesa de Honra

Seguidamente, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues, abriu a Sessão dando as boas-vindas a todas as entidade e convidados presentes dizendo sobre o novo Museu de Cerâmica de Alcobaça, que “(..) Inaugurámos o Museu de Cerâmica de Alcobaça – Coleção Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, um momento de grande significado para o nosso território e para a afirmação da nossa identidade coletiva.”

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues

Quero, em primeiro lugar, felicitar e agradecer a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos, que muito nos honra ao associar-se a este marco tão relevante para Alcobaça e para a valorização da nossa cultura.”

O Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos

Dirijo também uma palavra muito especial de reconhecimento ao historiador alcobacense Jorge Pereira de Sampaio, um dos maiores promotores do setor da cerâmica a nível nacional, cuja generosidade e dedicação tornaram possível a concretização deste projeto.”

A cerâmica é, para Alcobaça, muito mais do que uma atividade económica. É património, memória, cultura e futuro. Este museu é, por isso, um espaço que honra o nosso passado e inspira as gerações futuras. Continuaremos, com convicção, a valorizar e a promover uma das mais fortes marcas identitárias do nosso território.”

Prof. Fernando António Baptista Pereira

A primeira intervenção foi do Prof. Fernando António Baptista Pereira, mentor do projeto museológico e que explicou a todos os presentes a origem da ideia, o conceito do Museu e a origem da colecção.

A Drª Ana Paula Rodrigues Malojon

Seguidamente teve a palavra a Drª Ana Paula Rodrigues Malojon que salientou a importância desta colecção de Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio e da dádiva oferecida ao Município e ao mundo pelo filho do casal.

A Drª Ana Paula Rodrigues Malojon

Durante a sua intervenção, o Fundador do Museu, o Dr. Jorge Pereira de Sampaio conteve as emoções ao falar com saudade dos pais, do percurso da família em Alcobaça e da origem da colecção e da sua decisão de deixar a mesma ao Município. Agradeceu a todos quanto contribuíram para a realização deste legado e especialmente do apoio do Presidente da Câmara, do Prof. Fernando Baptista Pereira, da Vereadora da Cultura e da Joana d’ Oliva Monteiro, Curadora da Coleção.

Dr. Jorge Pereira de Sampaio
O Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos
O Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos durante a sua intervenção
Jorrão Memorial
O Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos
O Secretário de Estado da Cultura, Dr. Alberto Santos
O Artista com a sua obra
Nuno de Albuquerque Gaspar, João Neto e Carlos Evaristo
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
IImagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça

No dia da inauguração do Museu de Cerâmica de Alcobaça – Coleção Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, houve ainda um cocktail oferecido pela Câmara Municipal no Jardim da Biblioteca Municipal.

Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
O mural de cerâmica da entrada, concebido por Silvia Catarina Duarte e o Nelson Franco
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens da Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça

Da dedicação à arte, à cultura e ao colecionismo nasceu a colecção Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio e o novo Museu da Cerâmica de Alcobaça.

Muitos Parabéns e obrigado ao Dr. Jorge Pereira de Sampaio, ao Município de Alcobaça e ao Senhor Secretário de Estado da Cultura!

Imagens do Cocktail de Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens do Cocktail de Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens do Cocktail de Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens do Cocktail de Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Cocktail de Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça
Imagens do Cocktail de Inauguração do Museu da Cerâmica de Alcobaça

GALERIA DE FOTOS DA FAMÌLIA PEREIRA DE SAMPAIO

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio

O Dr. Jorge Pereira de Sampaio apresenta a Colecção de Chitas de Alcobaça numa exposição em 2021

Jorge Pereira de Sampaio e o pais, Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio num evento da Ordem de São Miguel da Ala

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio num evento da Ordem de São Miguel da Ala

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio num evento da Ordem de São Miguel da Ala

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio num evento da Ordem de São Miguel da Ala

O Presidente da Republica Prof. Marcelo Rebelo de Sousa cumprimenta Jorge Pereira de Sampaio

O Dr. João Neto, o Dr. Jorge Pereira de Sampaio com sua mãe e o Sr. Presidente da República

A Drª Maria Cavaco Silva com a Dª Maria do Céu Pereira de Sampaio de visita à colecção da família

A Drª Maria Cavaco Silva com Jorge, Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio

O Dr. Jorge Pereira de Sampaio com sua mãe Dª Maria do Céu Pereira de Sampaio.

O Dr. Jorge Pereira de Sampaio mostra uma das peças da Colecção num programa da RTP

O Dr. Jorge Pereira de Sampaio com sua mãe Dª Maria do Céu Pereira de Sampaio

Quem em Alcobaça é que não recorda o sorriso contagiante do saudoso Luís Pereira de Sampaio?

O casal Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio sempre rodeados de amigos e admiradores.

Jorge, Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio estiveram sempre focados na promoção da Cultura

Luís e Maria do Céu Pereira de Sampaio

Jorge e Maria do Céu Pereira de Sampaio com o Senhor Bispo de Santarém

Maria do Céu Pereira de Sampaio em entrevista para a RTP

Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio

Maria do Céu Pereira de Sampaio rodeada de amigas

IN MEMORIUM R.I.P.

13 de Junho de 2026

FOTOS: Direitos Reservados – Câmara Municipal de Alcobaça, Fundação Oureana, Jorge Pereira de Sampaio, Carlos Evaristo, João Neto

Share

Carlos Evaristo condecorado com a Cruz de Mérito da Real Asociación de Hidalgos de España

A Cruz de Mérito da Real Associação dos Nobres de Espanha visa premiar os extraordinários méritos alcançados por particulares ou instituições na promoção e desenvolvimento de atividades patrióticas, culturais ou de assistência social relacionadas com os objetivos da Real Associação dos Nobres de Espanha, com um espírito constante de exemplificação dos valores da nobreza e do humanismo cristão na sua aplicação.

A Assembleia Geral da Real Associação dos Nobres de Espanha, sob proposta da Direção, aprovou por unanimidade a atribuição da Cruz de Mérito ao Sr. Carlos Evaristo pelo seu excelente trabalho na investigação e divulgação histórica, arqueológica e religiosa, promovendo a colaboração cultural entre instituições portuguesas e espanholas.

O diploma e a medalha foram entregues pelo Presidente da Real Associação, Sr. Manuel Pardo de Vera, ao Sr. Carlos Evaristo no dia 27 de Setembro, durante as cerimónias realizadas na cidade de Ourém, Portugal.

27 de Setembro de 2025

FONTE: La Gacetilla de HIDALGOS (Revista) Ano LXVII, Verano 2025 – Traduzido da língua Espanhola

FOTOS: Direitos reservados à Real Associação de Hidalgos de España / Associação Americana de Damas e Cavaleiros e Damas da Casa Portuguesa / Fundação Oureana

Share

Eventos da Fundação Oureana nas cidades de Ourém e Fátima comemoraram 30 anos da instituição e 55 do Restaurante Medieval

No dia 26 de Setembro, 150 convidados de 25 países reuniram-se no Castelo de Ourém para celebrar o 30º aniversário da Fundação Oureana e o 55º aniversário do seu emblemático Restaurante Medieval. Entre os presentes nas comemorações deste ano, Patronos da Fundação, encontravam-se Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança e Conde de Ourém, e o seu filho, o Príncipe da Beira.

Estiveram também presentes membros da Real Associação dos Nobres de Espanha, entre os quais Sua Excelência Dom Cristóbal Colón de Carvajal, Duque de Verágua e Grande de Espanha, e Suas Excelências Dom Manuel Pardo de Vera e Dom Manuel Ladrón de Guevara.

Memorial aos Parceiros Protocolares da Fundação

Na Regalis Lipsanotheca, Capela das Relíquias da Fundação, o Arcebispo Castrense benzeu um memorial com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e os três pastorinhos, um memorial que comemora a peregrinação internacional dos Parceiros Protocolares da Fundação a Fátima neste Ano Jubilar.

O Memorial foi patrocinado pelo Bezines Group (LLC) e pela Associação Americana de Cavaleiros e Damas da Casa Real Portuguesa.

Reinauguração da Botica de São João

De seguida, os convidados visitaram o Palácio dos Condes e desceram até à Praça John Haffert, situada às Portas de Santarém, onde foi reinaugurada a Botica de São João. Esta Botica, reconstruída em 2000, é popularmente associada a São Nuno.

O Legado de John Mathias Haffert

John Mathias Haffert, que faleceu em 2001, é um nome pouco conhecido pelas gerações mais jovens que vivem e visitam Fátima, mas este norte-americano foi uma das figuras que mais contribuiu para a dimensão internacional da cidade religiosa de Fátima. Interessou-se também por Dom Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, natural da região do Médio Tejo, e empenhou-se na recuperação da então decadente vila medieval de Ourém. Do seu legado, a Fundação Oureana e o Exército Azul permanecem no concelho até aos dias de hoje.

A Fundação Histórico – Cultural Oureana, de cariz social, cultural e religioso, foi criada por John Mathias Haffert, a 11 de Agosto de 1995. A Fundação foi criada com a intenção de apresentar a história de Portugal ao mundo à luz da Mensagem de Fátima.

Os seus objetivos incluem a realização de ações sociais e religiosas, bem como a atuação nos domínios da cultura, da ciência e do desporto, e a divulgação dos dois mil anos da história e cultura de Portugal, com especial destaque para o Castelo de Ourém e os eventos religiosos de Fátima.

Monumento a Colombo, Haffert e Mascarenhas Barreto

Após a visita guiada à Botica pelo seu criador, o Sr. Carlos Evaristo, os convidados dirigiram-se para o Restaurante Medieval onde decorreu a inauguração de um Monumento ao navegador e descobridor Cristóvão Colombo, segundo Carlos Evaristo; “um local para homenagear John Haffert e o seu principal colaborador, o Professor Dr. Augusto Mascaranhas Barreto, as duas figuras que, de facto, criaram o Programa Medieval.”

“Foi graças à figura de Cristóvão Colombo”, explicou Evaristo, “que se uniram estes dois grandes homens, e daí a concepção de um memorial a Colombo que reunisse estas duas figuras, mas também homenageasse aqueles que, durante séculos, estudaram os enigmas do navegador e que agora, através do estudo do ADN, pelo menos se concluiu que era de ascendência judaica ibérica e sefardita, e não italiana.”

Para Evaristo, o facto de John Haffert ter conseguido, durante mais de cinquenta anos, atrair pessoas de todo o mundo a Fátima e ao Restaurante Medieval do Castelo de Ourém é algo de extraordinário. Isto remete-nos para os tempos em que o IV Conde de Ourém, Dom Afonso, reunia convidados de toda a Europa que falavam sete línguas. Nesta ocasião estiveram presentes convidados da Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Grécia, Países Baixos, Hungria, Irlanda e Itália, Macau, Malta, México, Nova Zelândia, Polónia, Reino Unido, Ucrânia, São Tomé e Príncipe, Suécia, Suíça e das Américas.

A cerimónia foi presidida por Suas Altezas Reais o Duque de Bragança e o Príncipe da Beira, com a presença do Duque de Verágua, de Sua Excelência Dom Rui Valério, Patriarca de Lisboa, e do Arcebispo Timothy Brogllio, Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, entre outras figuras ilustres.

Este monumento ostenta uma rica dedicatória à Real Associação de Hidalgos de España, enquanto parceira de protocolo, com o seu emblema e os nomes dos membros da Associação: Dr. Manuel Pardo de Vera y Díaz, Presidente; Dr. Manuel Ladrón de Guevara y Isasa, Tesoureiro; e Dr. Pier Felice Degli Uberti y Palmero, benemérito.

Jantar de Gala no Restaurante Medieval

Os eventos e celebrações terminaram com um jantar presidido por Sua Excelência Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança e Conde de Ourém, Chefe da Casa Real de Portugal, acompanhado pelo seu filho, Dom Afonso de Bragança, Príncipe da Beira.

Visita Guiada e Missa no Santuário de Fátima

As celebrações continuaram no dia seguinte com uma Visita Guiada pelos lugares emblemáticos de Fátima conduzida por Armando Mendes, a participação na Missa oficial no recinto do Santuário de Fátima e um almoço de despedida servido na Domus Pacis.

27 de Setembro de 2025

FONTE: La Gacetilla de HIDALGOS (Revista) Ano LXVII, Verano 2025 – Traduzido da língua Espanhola

FOTOS: Direitos reservados à Real Associação de Hidalgos de España / Associação Americana de Damas e Cavaleiros e Damas da Casa Portuguesa / Fundação Oureana

Share

“Juntos pelo Líbano” – Associação Italiana de Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa e Delegação do Instituto Preste João angariam 5000 € em Gala de solidariedade realizada em histórico Castelo Ducal de Monte San Giovanni Campano

O dia da Festa de Santo António, o Santo Português mais famoso do mundo, foi a data escolhida por Angelo Musa da Associação Italiana de Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa, para organizar a Gala “Juntos pelo Líbano” no Castelo Ducal de Monte San Giovanni Campano, Itália.

Promovida pela Associação Italiana de Damas e Cavaleiros e Damas da Casa Portuguesa com o apoio da Delegação para Itália do Instituto Preste João, a noite de beneficência reuniu representantes diplomáticos, institucionais e membros da realeza e da nobreza para apoiar as comunidades do sul do Líbano, numa das residências históricas mais evocativas do Lácio.

Festa de Santo António reúne Damas e Cavaleiros

Há noites que ficam gravadas na memória, não só pelo esplendor do cenário, mas pelo profundo significado que as anima. Foi o caso da Gala de beneficência “Juntos pelo Líbano”, realizada no Sábado, 13 de Junho de 2026, Festa de Santo António, nos salões do Castelo Ducal de Monte San Giovanni Campano, na província de Frosinone, Itália.

https://insigniticasaportoghese.it

Promovido pela Associação Italiana de Damas e Cavaleiros da Casa Portuguesa, uma associação sócio caritativa originalmente criada nos Estados Unidos da América sob o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa empenhada na promoção dos valores da paz, da cooperação internacional e na angariação de fundos para projetos de solidariedade social.

Nas palavras do mentor do evento, Angelo Musa, Presidente da Associação Italiana de Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa, Delegado do Instituto Preste João e Delegado da Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel da Arquidiocese para Serviços Militares dos EUA: “Esta Gala que contou com o apoio do Instituto Preste João e do Centro de Estudos das Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa aliou a elegância de um cenário histórico de rara beleza a um objetivo concreto e profundamente humano: angariar fundos para a compra de material e equipamento médico para as comunidades do sul do Líbano. Numa só noite, a beleza tornou-se uma ferramenta para o bem, e o encontro entre pessoas de diferentes origens e culturas transformou-se num gesto partilhado de solidariedade para com aqueles que sofrem.


Musa que também é Membro Fundador da Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel Canonicamente Ereta no Patriarcado Libanês, já anteriormente organizou outras iniciativas para angariação de fundos para o Líbano através dos “Peacemakers”, uma Delegação Italiana da Real Confraria do Santo Condestável.

Para Musa; “De facto, não é frequente que um local repleto de história, um grupo de ilustres convidados e uma causa humanitária se juntem de forma tão natural.”

Mas foi exatamente isso que aconteceu naquela noite da Festa de Santo António, o santo que há séculos une Portugal a Itália e ambos os países ao mundo através do culto ao Luso Italiano mais famoso de todos os tempos.

Nesta noite os antigos salões do castelo acolheram uma reunião de dignitários dos mundos diplomático, institucional e cavalheiresco, todos unidos por um propósito comum. A história daquela noite merece ser contada não em poucas linhas, mas numa narrativa mais ampla, capaz de transmitir a sua atmosfera, os seus protagonistas e, sobretudo, o seu significado.”

Um Cenário Intemporal

Poucos lugares poderiam ter acolhido uma noite dedicada à solidariedade com um poder tão evocativo. O Castelo Ducal de Monte San Giovanni Campano é uma fortaleza medieval com origens no século X, dominada por duas torres, uma pentagonal e outra quadrangular, que ainda hoje vigiam a vila e o vale circundante. As suas muralhas contam uma história que abrange quase um milénio: em 1157, o castelo passou para a posse dos Condes de Aquino, vassalos do Papa Adriano IV, e tornou-se um dos bastiões de uma das famílias mais influentes do sul de Itália na época.

É a esta família e a estas pedras que está ligada uma das páginas mais famosas da história do pensamento. Foi aqui, aliás, por volta de 1244, que o jovem Tomás de Aquino foi impedido pela sua própria família, numa tentativa de o dissuadir da vocação religiosa que tinha abraçado.

O rapaz destinado a tornar-se São Tomás de Aquino, o Doutor Angélico, amigo e contemporâneo de Santo António de Lisboa / Pádua, uma das maiores vozes da filosofia e da teologia de todos os tempos, suportou um teste decisivo da sua juventude dentro dessas mesmas paredes. Caminhar hoje por estas divisões é como respirar a memória de uma firmeza interior que atravessou os séculos e que ainda hoje fala àqueles que acreditam na força das convicções profundas.

A fortaleza, porém, conserva não só a história da fé e do conhecimento, mas também a da arte. No início do século XX, Pietro Mascagni, o célebre compositor, ali se hospedou e deixou como presente o seu precioso fortepiano, que ainda se conserva juntamente com o mobiliário no quarto que lhe é dedicado. Foi precisamente esta sala, repleta de inspiração e memória musical, que acolheu o jantar de gala dessa noite. Há algo de profundamente coerente em tudo isto: a grande arte, o pensamento elevado e os gestos de genuína generosidade surgem da mesma sensibilidade da alma, daquela capacidade de olhar para além de si próprio que une o filósofo, o artista e o benfeitor.

Para Angelo Musa; “Escolher tal local não foi um pormenor organizacional, mas sim uma mensagem. Numa época em que as notícias diárias relatam com demasiada frequência divisões, conflitos e feridas, reunirmo-nos num castelo que testemunhou a passagem da fé, do pensamento e da arte significa reafirmar uma ideia precisa: a civilização de um povo também se mede pela sua capacidade de cuidar dos outros, de preservar a beleza e de a transmitir como um legado vivo. As pedras do Castelo Ducal, testemunhas silenciosas de séculos de história, serviram assim de pano de fundo para um novo capítulo, escrito desta vez num espírito de solidariedade.


A área envolvente ao castelo também desempenhou o seu papel. O Monte San Giovanni Campano, com a sua aldeia e a paisagem da Ciociaria, preserva a beleza discreta e autêntica do interior do Lácio, feita de história, tradições e vocação natural.

A Elegância de uma Noite

Acolher um evento de renome internacional num cenário como este significava também destacar um património local muitas vezes pouco conhecido, restituindo-o por uma noite ao seu papel de palco para o encontro de culturas distantes. Ao cair da noite, os convidados atravessaram o limiar do castelo e foram envolvidos por uma atmosfera quase suspensa no tempo.

A receção começou com um aperitivo no jardim, por entre uma iluminação suave e conversas cordiais, naquela ligeira e alegre expectativa que precede as grandes ocasiões. À medida que as primeiras sombras se estendiam, os espaços exteriores foram banhados por uma luz dourada, enquanto as primeiras notas musicais acompanhavam a chegada dos convidados, criando um cenário natural de rara harmonia.

A elegância da noite foi marcada por um dress code rigoroso e requintado: traje de gala branco, traje de gala preto ou uniforme de gala com condecorações para os homens e vestidos compridos para as mulheres. As condecorações e insígnias, longe de serem mera ornamentação, contavam histórias de pertença, serviço e compromisso, conferindo à noite o tom solene de aniversários verdadeiramente importantes. Cada detalhe da cerimónia, observado com discrição e leveza, contribuiu para definir um contexto em que a forma não era mera aparência, mas sim respeito: respeito pela ocasião, pelos convidados e pela causa.

Mais do que um jantar, a Gala foi um encontro de mundos. Representantes de instituições, membros do Corpo Diplomático e da Realeza e Nobreza, Damas e Cavaleiros, todos amigos e apoiantes de causas Sob o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa, encontraram-se lado a lado, unidos, não pelo protocolo, mas por um sentimento comum; a solidariedade social. Existia uma atmosfera especial em que diferentes gerações, papéis e origens se misturavam sem esforço, reconhecendo-se mutuamente numa linguagem de cortesia, moderação e atenção mútua.

Em cada detalhe, desde a disposição das mesas ao design cuidado, era possível sentir a atenção dedicada por Musa e aqueles membros da sua equipa que idealizaram a noite não como uma simples celebração, mas como uma experiência capaz de unir beleza e significado. Afinal, esta é a verdadeira essência de uma noite de gala dedicada à caridade: a consciência de que a elegância nunca é um fim em si mesma, mas pode tornar-se a linguagem através da qual valorizamos uma causa nobre, convidando todos a darem o seu melhor.

Patronos e Convidados de Honra

A noite foi particularmente significativa graças à presença de Patronos Reais e numerosos convidados de honra, figuras do mundo diplomático, institucional, dinástico e cavalheiresco, que vieram testemunhar o seu apoio à causa. A sua participação conferiu à iniciativa um alcance que se estende muito para além das fronteiras locais, inserindo-a numa rede de relações e valores partilhados, e lembrando a todos os presentes que a verdadeira solidariedade pode unir diferentes mundos em torno de um único ideal.

Entre os convidados, a presença de Sua Excelência Carla Jazzar, Embaixadora do Líbano em Itália, foi particularmente comovente. Numa noite dedicada especificamente ao povo libanês, a sua participação representou uma ponte ideal entre a Terra dos Cedros e aqueles que, em Itália, optaram por estender-lhes a mão. A figura de um embaixador, pela sua própria natureza, personifica o vínculo entre nações, o diálogo e a compreensão mútua: vê-la prestigiar um evento de beneficência deu à causa uma dimensão de concretude e proximidade institucional.

Entre os especiais convidados da noite estava o mais antigo membro da Ordem do Arcanjo São Miguel na Itália, o Cavaleiro Grã-Cruz com Colar RISMA Conde Salvatore Olivari de la Moneda, Comendador da Ordem Pontifícia de São Gregório Magno e Chanceler da Ordem Patriarcal de Santo Inácio de Antioquia dos Sírios. Olivari que é Patrono da Real Irmandade Italiana tendo sido fundador da primeira Delegação da Ordem de São Miguel da Ala no mundo em 1983.

Foi o Rei Yuhi VI, Chefe da Casa Real do Ruanda quem presidiu ao evento na qualidade de Membro do Conselho de Regentes do Instituto Preste João, Real e Imperial Conselho de Nobreza Estrangeira e que recebeu da organização o seu retrato oficial a óleo como Membro da Regência do Instituto Preste João em sucessão ao seu tio o Rei Kigeli V do Ruanda.

A presença de uma figura real vinda de uma terra distante lembrou-nos da demanda portuguesa pelo Reino do Preste João e que a solidariedade não conhece fronteiras podendo unir diferentes povos, culturas e histórias num único ideal de fraternidade.


Para o anfitrião da Gala, o Cavaleiro Grã-Cruz com Colar RISMA Angelo Musa, Presidente da Real Associação Italiana de Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa: “A presença e apoio de Yuhi VI é um sinal eloquente de que a bondade não pertence apenas a uma latitude, mas reúne diversas sensibilidades, capazes de se reconhecerem num compromisso comum para com aqueles que sofrem.”

O responsável pela condução de uma noite que aliou com sucesso o rigor organizacional e o calor humano, demonstrou vivamente a sua capacidade de liderança num compromisso cultivado com dedicação.

Estiveram também presentes na Gala numerosos representantes dos mundos dinástico, cavalheiresco e religioso. Entre eles, Sua Excelência o Grande Oficial, Advogado Alfonso Marini Dettina, Delegado Magistral das Ordens Dinásticas da Casa Real de Saboia; Sua Excelência Vik van Brantegem, Comendador de São Gregório Magno e Chefe das Comunicações da Comissão Real para a Itália da Sagrada Ordem Militar Constantiniana de São Jorge. Cada um destes ilustres convidados trouxeram, não só a sua presença especial, mas também o testemunho de tradições que durante séculos, aliaram a honra ao compromisso com os mais vulneráveis.

Segundo Musa; “A coexistência de representantes diplomáticos, de uma casa real, de delegações dinásticas e de ordens de cavalaria e religiosas oferece a imagem de uma comunidade ampla e diversificada, capaz de se unir em torno de um único objetivo.

“É esta a força das grandes causas: a capacidade de reunir, em torno de uma única mesa, diversas sensibilidades e origens, unidas pelo desejo de transformar o privilégio do encontro num benefício concreto para os mais vulneráveis. Numa época propensa à fragmentação, a imagem de tantos mundos diferentes reunidos sob as abóbadas de um antigo castelo, para um único propósito nobre, serviu como um pequeno e precioso sinal de esperança.”

“A presença de figuras tão proeminentes, além disso, não era meramente formal. Cada autoridade que opta por honrar uma iniciativa de beneficência com a sua participação ajuda a iluminá-la com mais intensidade, atraindo a atenção de um público mais vasto e conferindo à causa uma credibilidade e ressonância que transcendem os limites de uma única noite.”

“É assim também que se mede a generosidade daqueles que, apesar das suas inúmeras responsabilidades, decidem participar: emprestando o seu nome e tempo a uma causa que beneficia aqueles que não têm voz, não a sua própria.”

Uma causa que fala ao Coração: O Líbano e o COSMO

O coração pulsante da noite permaneceu, do início ao fim, o seu propósito de caridade. Os fundos angariados durante o jantar de gala serão utilizados para a compra de material e equipamento médico para apoiar as comunidades do Sul do Líbano, no território da Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel do Patriarcado Libanês, uma terra que carrega as cicatrizes de anos difíceis e continua a olhar para o futuro com dignidade e esperança.

Em contextos frágeis, o acesso a ferramentas e material médico essencial pode fazer a diferença entre o abandono e o cuidado, entre a solidão e a presença, entre a resignação e a possibilidade de recomeçar.

Na opinião da Embaixadora; “Falar do Líbano significa falar de um país que, apesar de ter vivido dificuldades extremas, preserva uma extraordinária riqueza humana e cultural e continua a reerguer-se. Transformar uma noite festiva num apoio concreto às suas comunidades significa lembrar que a distância geográfica não pode ser uma distância de coração.”

Cada dispositivo médico que chegue ao sul do Líbano graças a esta iniciativa trará consigo, para além da sua utilidade concreta, a mensagem silenciosa de uma comunidade que optou por não se omitir.

O destinatário dos fornecimentos médicos adquiridos graças aos fundos angariados será o COSMO, Centro de Monitorização Estratégica Oriental, que, através do seu compromisso no terreno, promoveu um projecto concreto de ajuda humanitária, prestando apoio directo às comunidades mais vulneráveis ​​do Líbano.

Os materiais fornecidos ajudarão a fortalecer as intervenções essenciais, melhorando as condições de cuidados e apoiando aqueles que enfrentam situações particularmente difíceis. Não se tratou, portanto, de uma angariação de fundos genérica, mas de um processo definido, com um destinatário e um propósito específicos, marcado pela transparência e pela concretização: duas qualidades que, em todo o trabalho de caridade, fazem a diferença entre as boas intenções e o bem real.

Nesta perspectiva, a noite assumiu o valor de uma ponte entre a Itália e o Líbano, construída não com palavras, mas com gestos. A tradição cavaleiresca, que durante séculos aliou a honra ao compromisso com os mais vulneráveis, encontrou aqui uma das suas expressões mais autênticas: colocar o prestígio, as ligações e a capacidade de reunir pessoas ao serviço dos que não têm voz. A caridade, numa noite como esta, não foi um ato isolado, mas a consequência natural de uma mundividência em que a verdadeira nobreza é aquela que se inclina com amor para com aqueles que sofrem.

Um Mar de Encontros: Itália, Líbano, Portugal e o Ruanda – África e o Mediterrâneo

Durante a sua intervenção Yuhi VI relembrou que; “que a escolha desta Gala se focar no Líbano não é acidental, mas faz parte de uma história de relações ancestrais. A África e o Mediterrâneo sempre proporcionaram um mar de encontros, mesmo antes de ser um mar de fronteiras: uma encruzilhada de povos, crenças e culturas que, durante séculos, interagiram, comercializaram e se enriqueceram mutuamente.”

Para a Embaixadora; “A Itália, Portugal e o Líbano pertencem a este mundo, unidos por uma vocação para a hospitalidade e uma sensibilidade enraizada em milénios de civilização.”

“Estender a mão às comunidades do Sul do Líbano significa, em última análise, reconhecer esta pertença comum e dar uma nova vida a um laço que a geografia e a história já forjaram.”

“A solidariedade, nesta perspectiva, não é um gesto unilateral de quem dá a quem recebe, mas um ato de reciprocidade entre irmãos do mesmo mar.”

A Gala de Beneficência em noite de Santo António que angariou cerca de 5000 € para o Líbano terminou com um espetáculo de fogo de artifício, assumindo assim um significado que transcendeu a mera angariação de fundos, testemunhando uma mundividência fundada no encontro e na cooperação.

D. Duarte, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa, enviou especiais felicitações a todos presentes na Gala e o Presidente da Fundação Oureana, Carlos Evaristo, como Secretário Geral da Federação de São Miguel agradeceu à organização do evento e particularmente ao Delegado Angelo Musa, todo o seu empenho e dedicação à Real Irmandade, ao Instituto e à Fundação que este ano celebram o seu Jubileu.

13 de Junho de 2026 – Castelo de Avalos, Monte San Giovanni Campano (FR), Itália

FONTE: Associação Italiana de Damas e Cavaleiros e Damas da Casa Portuguesa

FOTOS: Direitos reservados à Associação Italiana de Damas e Cavaleiros e Damas da Casa Portuguesa / Delegação para Itália do Instituto Preste João / Fundação Oureana

Share

Regalis Lipsanotheca, Sob o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa, oferece Relíquia da Santa Cruz à Diocese de Derry, na Irlanda do Norte

Bispo Donal McKeown recebe a Relíquia de Liam Stewart

O Bispo de Derry, Irlanda do Norte, (Reino Unido), recebeu no dia 27 de Maio, uma relíquia da Santa Cruz oferecida pela Regalis Lipsanotheca da Fundação Oureana sob o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa.

A relíquia foi entregue pessoalmente a Liam Stewart, Delegado da Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel e Representante do Apostolado das Relíquias na Irlanda do Norte.

Sua Excelência Reverendíssima Donal McKeown, que desejava uma relíquia do Santo Lenho para veneração na Diocese, recebeu da I.C.H.R. e do Apostolado para as Relíquias Sagradas, uma custódia relicário dourada na qual foi colocada uma teca com a relíquia. Foi também entregue uma autêntica (documento de autenticidade) emoldurada.

Liam Stewart, acompanhado de Martin McFadden, Delegado da Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel e Representante do Apostolado das Relíquias na Irlanda.

Liam Stewart foi quem fez o pedido ao Apostolado de Relíquias em nome do Bispo de Derry tendo recebido a relíquia e a autêntica, no passado dia 23 de Maio em Alcobaça, das mãos de D. Duarte Pio, Duque de Bragança e de Carlos Evaristo, na qualidade de representantes das Fundações Oureana e D. Manuel II; entidades Parceiras Protocolares Custódias da Regalis Lipsanotheca.

Bispo Donal McKeown

A teca contendo lascas de madeira da Santíssima Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e que foi colocada numa custódia relicário cruciforme dourada, fazia parte do acervo-depósito de relíquias sagradas da Regalis Lipsanotheca e foi escolhida para doação à Diocese de Derry por ter um especial significado.

O Fundador do Apostolado e Custos Reliquiarium, Carlos Evaristo, um perito e guardião de relíquias, explicou que: “a relíquia escolhida foi adquirida e autenticada em 2014, no mesmo ano em que o Bispo McKeown foi nomeado Bispo eleito de Derry pelo Papa Francisco, a 25 de Fevereiro, tendo sido empossado a 6 de Abril do mesmo ano na Catedral de Santo Eugénio, em Derry.

O Bispo McKeown que apresentou a sua demissão a 12 de Abril de 2025, após o seu 75º aniversário, de acordo com o Direito Canónico que exige que todos os bispos apresentem a sua renúncia ao Papa ao atingirem essa idade, aguarda agora a nomeação do seu sucessor, mantendo-se no cargo de Bispo Interino.

A entrega desta relíquia à Diocese neste Ano Jubilar 2025 – 2026 em que o Apostolado de Relíquias celebra 35 anos em Portugal, a Fundação Oureana 30 anos e a Regalis Lipsanotheca 25 anos, une assim o apostolado ao Bispo que celebra seus 75 anos e os anos de episcopado desde a sua nomeação.

Fotos: Direitos Reservados à Fundação Histórico – Cultural Oureana / Federação de Reais Irmandades do Arcanjo São Miguel / Regalis Lipsanotheca / Diocese de Derry, Irlanda

27 de Maio de 2026

Share

Duques de Coimbra presidem em Filadélfia, EUA, à XI Gala de Investiduras da Ordem Militar do Arcanjo São Miguel

A Infanta D. Maria Francisca e seu marido, Dr. Duarte de Sousa Araújo Martins estiveram nos Estados Unidos da América de 14 a 18 de Maio para presidirem às cerimónias da XI Gala de Investiduras da Real Irmandade e Ordem Militar do Arcanjo São Miguel.

A passagem dos Duques de Coimbra por Filadélfia, a cidade americana conhecida como a “cidade do amor fraterno” e “cidade berço da independência”, começou na Quinta-feira 14 de Maio com um almoço informal na companhia do Tenente-Coronel Stephen Besinaiz, Juiz da Real Irmandade, de sua mulher Terry Besinaiz, do Capelão Padre Michael Saharic e dos membros da Direção; Marc Besinaiz e Megan Eunpu.

Depois do almoço o casal que viajava em representação oficial da Chancelaria da Ordem Dinástica da Casa Real Portuguesa, teve uma visita guiada aos monumentos históricos de “Philly” incluíndo o famoso sino rachado.

No dia seguinte, Sexta-feira, 15 de Maio, pelas 17 horas teve lugar a Recepção Oficial de Boas-Vindas aos Duques de Coimbra no Racquet Club of Philadelphia.
Seguiu-se pelas 19 horas o Jantar dos Benfeitores e Patrocinadores do evento no Philadelphia Club. O Jantar dos Benfeitores reuniu também os membros do Executivo da Associação Americana de Damas e Cavaleiros da Casa Real Portuguesa, uma organização de beneficência sem fins lucrativos 501 C3.

DISCURSO NO JANTAR DOS BENFEITORES
Excelências, Reverendos Padres, Cavaleiros e Damas, Irmãos e Irmãs, Senhoras e Senhores, O meu marido une-se a mim para lhes agradecer sinceramente a sua gentil hospitalidade, enquanto viemos aos
EUA pela primeira vez em representação do meu pai, Dom Duarte, Duque de Bragança, Grão-Mestre da
Ordem e Juiz Honorário da Irmandade.

Há muitos anos que muitos de vós aqui presentes fazem parte deste grupo especial de beneméritos que, através da Associação Americana de Damas e Cavaleiros e Damas da Casa Real Portuguesa, do Grupo Bezines e de várias Fundações e Associações sob o Alto Patrocínio da Casa Real, apoiaram e continuam a apoiar as instituições e projetos de solidariedade social e culturais da Arquidiocese para Serviços Militares.

Transmito a todos vós os melhores votos e agradecimentos do meu pai pelo vosso apoio e também pelo apoio dado ao longo dos anos ao Orfanato em São Tomé e Príncipe e aos nossos irmãos e irmãs na Delegação da nossa Real Fraternidade na Ucrânia.

Aguardamos com expectativa a nossa estadia em Filadélfia e agradecemos ao Tenente-Coronel Stephen Besinaiz, à sua esposa Terry e aos restantes membros do Conselho pela organização desta viagem e por toda a sua dedicação e hospitalidade. Obrigado e que Deus vos abençoe.

Filadélfia E.U.A., 15 de Maio de 2026
Dona Maria Francisca de Bragança, Duquesa de Coimbra
Vice-Chanceler da Real Ordem do Arcanjo São Miguel

No dia seguinte, Sábado, 16 de Maio, a Real Irmandade da Ordem Militar do Arcanjo São Miguel da Arquidiocese para os Serviços Militares dos EUA e a Associação Americana de Cavaleiros e Damas da Casa Real de Portugal (EUA) realizaram a XI Assembleia Geral da Associação de Fiéis que incluiu uma Missa e Cerimónia de Investidura e um Jantar de Gala.

Presentes e a presidirem aos eventos estiveram; Sua Alteza Real a Infanta D. Maria Francisca de Bragança e seu marido, Dr. Duarte de Sousa Araújo Martins, Duque e Duquesa de Coimbra, Representantes Oficiais da Casa Real Portuguesa e Vice-Chanceleres da Real Ordem Dinástica do Arcanjo São Miguel.

Pelas 10:30 horas da manhã realizou-se a Assembleia Geral Anual na sala de reuniões da Racquet Club of Philadelphia com a apresentação e aprovação de actividades e contas do ano findo e propostas para actividades a realizar no ano de 2026 – 2027. Depois, pelas 12:30 horas teve lugar a cerimónia de investiduras deste ano que só contemplou 9 Sacerdotes Católicos de vários ritos, todos eles Capelães da Real Irmandade Militar e que foram admitidos ou então promovidos na Ordem Militar, uma de 5 ramos autónomos da antiga Ordem de São Miguel da Ala fundada por D. Afonso Henriques em 1147 e aprovada pelo Papa Alexandre III em 1171.


Uma Missa Capitular Indulgênciada da Real Irmandade da Ordem Militar do Arcanjo São Miguel teve lugar este ano pelas 18:00 horas, no Santuário Nacional de Santa Rita de Cássia em Filadélfia, tendo sido celebrada pelo Capelão Mor da Real Irmandade dos EUA e concelebrada por 7 Capelães das diversas Delegações Militares e pelo Capelão Delegado da Federação.

As Investiduras foram oficializadas pela Duquesa de Coimbra em representação de seu pai o Grão-Mestre e pelo Capelão Mor da Real Irmandade Militar em representação do Arcebispo Castrense Timothy Brogllio, Co-Grão-Mestre da Real Ordem Militar do Arcanjo São Miguel.

Depois da Missa o Capelão Delegado da Federação informou todos participantes da Indulgência Plenária concedida pelo Papa Leão XIV este ano por ocasião dos 25 anos da Real Irmandade e os requisitos para receberem a Indulgência.

A Recepção e Jantar de Gala deste ano teve lugar no Salão Nobre da Racquet Club of Philadelphia
pelas 19:00 horas e teve início com um brinde ao Papa, outro ao Chefe da Casa Real Portuguesa e outro aos Duques de Coimbra.

DISCURSO DE BOAS-VINDAS JANTAR DE GALA
Em nome do meu pai, Dom Duarte, Duque de Bragança, Grão-Mestre da Ordem e Juiz Honorário da Irmandade, desejo transmitir-vos a todos os vossos melhores votos, bem como os da minha mãe, Dona Isabel, também Vice-Chanceler, e dos meus irmãos: o Príncipe Herdeiro, Dom Afonso, nosso novo Chanceler-Mor, e Dom Dinis, o nosso novo Chanceler.

Este Ano Jubilar, atribuído pelo Papa Leão XIV, assinala o 25º aniversário da Irmandade Real e é um momento oportuno para a implementação das reformas na nossa antiga Ordem e na Irmandade, visando o fortalecimento da relação existente entre ambas as entidades: a Real Ordem; a de Mérito Dinástica, a Militar e a Monástica e a Real Irmandade Real, que proporciona o braço social ativo e participativo para os seus membros.

Esta irmandade, sendo militar, apoia a Arquidiocese para Serviços Militares, cujo Arcebispo Timothy Brogllio, Co-Grão-Mestre do Ramo Militar da Ordem, gentilmente presidiu, o ano passado, ao Capítulo Geral Internacional em Alcobaça.

A nossa presença aqui, em Filadélfia, para presidir as investiduras dos novos confrades demonstra o nosso compromisso com esta aliança e a sua continuidade no futuro, sob estas novas reformas. É também um momento para nós encontrarmos os muitos amigos de quem o meu pai e irmãos falaram com tanto carinho e para visitarmos Filadélfia, berço da América e Berço da Liberdade. Um local que acolhe os portugueses desde o Século XVIII.

Um agradecimento especial ao Juiz da Irmandade, Tenente-Coronel Steve Besinaiz, à sua esposa Terry e aos restantes membros da Direção pela organização desta viagem e por toda a sua dedicação e hospitalidade.

Que Nossa Senhora de Fátima e São Miguel, a quem honramos neste mês de Maio, estejam convosco para
vos protegerem sempre.
Obrigado e que Deus vos abençoe.

Filadélfia, 16 de Maio de 2026
D. Maria Francisca de Bragança, Duquesa de Coimbra
Vice-Chanceler da Real Ordem do Arcanjo São Miguel

No Domingo, dia de 17 de Maio entre as 10:00 e 12:00 horas teve lugar um Brunch de Despedida aos Duques de Coimbra no Restaurante do Racquet Club of Philadelphia e depois houve um encontro entre a Infanta Dona Maria Francisca e um grupo de meninas que queriam conhecer e fazer perguntas a uma Princesa.

Presente no evento também estiveram Dave Carollo, Director Executivo do Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima e Delegado Extraordinário da Federação e o casal Eddie e Julie Brochin que estão a realizar um documentário sobre a Cavalaria no Século XXI em parceria com a Paul Perry Productions e a Fundação Oureana.

FOTOS: Real Irmandade da Ordem do Arcanjo São Miguel / Fundação Oureana

18 de Maio de 2026

Share

Nicolas Descharnes recebe prémio TREBBIA por Atividade Criativa

Foi durante uma Gala realizada em Praga, na República Checa, que o Historiador de Arte e Especialista na obra de Salvador Dalí e Membro do Conselho de Curadores da Fundação Oureana, Nicolas Descharnes, recebeu o prémio Trebbia por atividade Criativa no mundo das Artes.

Descharnes que é um especialista francês de renome mundial na vida e obra de Salvador Dalí serve também como consultor de arte, sendo frequentemente procurado por museus, colecionadores e leiloeiras de prestígio como a Christie’s, Sotheby’s e outras. É também perito chamado por autoridades policiais internacionais em casos de identificação e autenticação de peças duvidosas.

Após estudar arquitetura, Nicolas juntou-se ao seu pai, o falecido Robert Descharnes, (fotografo e assistente de Salvador Dalí durante 40 anos) e juntos geriram a Descharnes & Descharnes um arquivo único com mais de sessenta mil fotografias tiradas pelo pai durante sete décadas de colaboração e amizade com Dalí. A Fototeca D & D / Eccart S.A.S.U., o arquivo fotográfico que mantém hoje com o irmão, representa um testemunho extraordinário da vida e obra de um dos mais importantes artistas surrealistas do Século XX.

Seguindo os passos de seu pai, (autor e coautor de numerosas obras literárias e fotográficas dobre Dalí Gaudi e Rodin) Nicolas já publicou e contribuiu também para inúmeras publicações sobre a vida e obra de Salvador Dalí. O seu livro Dalí: O Duro e o Suave está entre as obras mais abrangentes sobre a criação escultural deste luminar das belas-artes e oferece também uma visão da história pessoal do “último homem do Renascimento”.

Entre 2001 e 2025, o Prémio Internacional Trebbia foi atribuído a 133 laureados de 34 países de todo o mundo: Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Cambodja, Cabo Verde, China, Croácia, República Checa, França, Alemanha, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Quénia, Kuwait, Laos, México, Mónaco, Mongólia, Polónia, Federação Russa, Eslováquia, Espanha, Suíça, Tajiquistão, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.

O prestigioso prémio agora conferido a Nicolas Descharnes já havia sido também anteriormente conferido ao seu pai, o que nas palavras do galardoado “torna esta concessão para mim algo de muito especial”.

Apresentado por Marco Franchi, Administrador da Lart Universe e Vice-Presidente do Grupo Dalí Universe (França), a Gala teve transmissão em directo na Televisão Checa e na Televisão Eslovaca com tradução simultânea para inglês através do canal de YouTube da Fundação Trebbia. Uma gravação da Gala será apresentada uma semana depois na TV Noe na República Checa e na Eslováquia.

A Orquestra Sinfónica de Praga que atuou durante o evento foi conduzida pelo Maestro Jaroslav Kyzlink, e contou com a Soprano Martina Zadro, o Barítono Thomas Weinhappel e os Moderadores; Jitka Novotná da televisão Checa e Ľubomír Bajaník, televisão Eslovaca.

O Diretor da Gala foi Stanislav Vaněk com Daniela Valtová Kosinová no piano e a Laudação a cargo de Sua Excelência o Prof. Martinho Muránsky, Embaixador da República Eslovaca na República Checa.

Contam-se entre os Membros do Júri Internacional de Nomeações do Prémio Trebbia 2026: Eva Blahová, Professora de Ópera e Canto de Concerto, Membro da Comissão do Festival Internacional Allegretto Žilina e Diretora Emérita da Ópera Janáček em Brno (Eslováquia); Michael Haas, Galerista de renome, negociante de arte internacional de classe mundial e colecionador (Suíça / Alemanha); o Doutor Hynek Kmonicek, Diplomata e Conselheiro de Segurança Nacional do Primeiro-Ministro da República Checa, o Professor Jozef Leikert, Poeta, Escritor de Não Ficção, Historiador, Professor Universitário (Eslováquia);
Vladimír Lekes, Mestre em Ciências, Autor Principal do Catálogo oficial de Raisonné das pinturas a óleo de František Kupka, proprietário da galeria Expo 58 ART e da leiloeira Adolf Loos Apartment and Gallery (República Checa); John Mucha, banqueiro, curador do património de Alphonse Mucha e do seu neto (Reino Unido / República Checa); Martin Jan StranskÝ, Médico, Professor de neurologia na Universidade de Yale, editor e publicista (EUA / República Checa); Klaus von Trotha, antigo Ministro da Ciência, Investigação e Artes do Estado de Baden-Württemberg (Alemanha) e Miro Smolák, PhD, fundador da Fundação TREBBIA, fundador do Prémio Internacional TREBBIA e presidente do júri internacional (Alemanha / República Checa / Eslováquia).

O primeiro Presidente da República Checa, Václav Havel, foi membro honorário do júri do Trebbia de 2007 até à sua morte, e o mundialmente famoso Maestro Jiří Bělohlávek foi membro do júri de 2013 a 2017 mas uma das personalidades mais inesquecíveis do Prémio Internacional Trebbia é o lendário cantor Karel Gott, cuja ajuda financeira altruísta levou à mudança da Galeria MIRO para a Igreja de São Roque, no bairro de Hradčany, em Praga, em 1993, onde foi posteriormente criado o Prémio Internacional Trebbia.

Os Ministros da Cultura dos seguintes países expressaram os seus melhores votos de sucesso para a 23ª edição anual dos Prémios TREBBIA: Bélgica, Croácia, Chipre, Finlândia, Alemanha, Itália, Letónia, Liechtenstein, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Suécia.

Nicolas Descharnes ainda teve direito a uma outra distinção do Prémio; um quadro a óleo representando o galardoado que ficará em exposição permanente na Galeria sede em Praga.

Nicolas Descharnes participou na Gala acompanhado da sua filha Alice e do seu amigo e colaborador Jaume Gomez Marcillas.

7 de Junho de 2026

Fotos: Direitos Reservados à Descharnes & Descharnes / Fototeca D & D / Eccart S.A.S.U. / Fundação Oureana

Fonte: Eccart Sasu

Share

Dia Internacional do Chá comemorado em Alcobaça em memória da Rainha D. Catarina de Bragança com um Programa que incluiu; Conferência, Prova de Chás, Jantar de Gala, Exposição e Assinatura de Protocolo

Todos os anos celebra-se o Dia Internacional do Chá, a 21 de Maio, data do aniversário do Casamento entre o Rei Carlos II da Inglaterra e a Rainha D. Catarina de Bragança. Este ano a London Tea Exchange e a Global Fair Pay Charter em parceria com a Fundação Oureana quiseram celebrar o “Legado da Rainha Catarina de Bragança” em Alcobaça, com uma conferência, provas de chás, um jantar de Gala e a assinatura de um Protocolo de colaboração.

Conferência de Isabel Stilwell

A celebração em Alcobaça do Dia Internacional do Chá começou com uma palestra da escritora e jornalista Isabel Stilwell sobre quem foi de facto esta Infanta de Portugal da Casa de Bragança que se tornou numa das rainhas mais destacadas na história da Inglaterra.

A autora consagrada que se destaca como uma das vozes mais populares no género de romance histórico e que é autora do romance histórico sobre D. Catarina de Bragança aceitou o convite da organização do evento para dar uma conferência na Biblioteca Municipal de Alcobaça e que contou com a presença de D. Afonso, Príncipe da Beira.

Aos presentes na Conferência, Stilwell explicou como uma Infanta, “nascida em Vila Viçosa como filha mais nova de um duque, tornou-se Princesa de Portugal, aquando da Restauração da Independência e única princesa portuguesa a tornar-se rainha de Inglaterra. No entanto, D. Catarina de Bragança nunca esqueceu o seu país e fez questão de voltar para Portugal quando enviuvou. Regressou em 1693, alguns anos depois da morte de Carlos II, e mandou construir o Palácio da Bemposta na zona conhecida como Paço da Rainha onde está a Academia Militar.

Sobre o seu “Best Seller” “Catarina de Bragança”, publicado em 2008, Stilwell revelou que a decisão de escrever sobre D. Catarina,

“começou por um desafio feito pelo então Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, mais tarde Cardeal Patriarca de Lisboa, e um fabuloso historiador”.

No final da conferência, houve a oportunidade para os participantes fazerem perguntas à autora e também para lhe pedirem autógrafos.

Prova de Chás

Como já é costumo no Dia Internacional do Chá, o Xeque Aliur Rahman OBE, CEO da London Tea Exchange, empresa de importação e exportação de chá fundada originalmente pela Rainha Catarina de Bragança, organizou uma Prova de Chás em Alcobaça, numa cerimónia que reuniu cerca de 100 convidados, e entre eles, D. Afonso de Bragança, Príncipe da Beira, e vários Príncipes de países asiáticos reconhecidos pela colheita de chá.

A prova incluiu chás premium do mundo, com foco em chás de origem única, misturas clássicas, Wellness e coleções festivas, incluindo opções raras como o Royal Yellow Tea e sabores criativos como Chocolate & Coconut.

A Coleção Real e de Chás Raros inclui o Premium Royal Yellow Tea (raro, notas de papaia e especiarias), Premium Shangri La (chá branco com aroma floral) e Premium Emperor’s Green (chá verde do Imperador com notas de mel). A Coleção Wellness (Bem-estar) está focada em saúde e relaxamento, com opções como Premium Chamomile (camomila) e Premium Moroccan Mint (hortelã refrescante). Já na Coleção Festiva e Gourmet, destacam-se o Premium Chocolate & Coconut (chá preto com chocolate belga e coco) e o Premium Orange and Cinnamon (chá preto com laranja e canela). Os Clássicos inclui misturas de Darjeeling, Assam e chás fumados.

Exposição Temporária: Catarina de Bragança; O Legado

A seguir à Prova de Chás teve lugar na antiga Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça, a inauguração da exposição “Catarina de Bragança; O Legado” organizada pela Fundação Oureana e que contou com uma explicação do Presidente da Direção Carlos Evaristo.

Evaristo revelou a todos os presentes vários aspetos inéditos da Infanta Portuguesa e depois agradeceu à Autora Isabel Stilwell pela conferência que deu e pelo livro que dedicou a Catarina de Bragança.

A exposição, segundo Evaristo, reuniu uma coleção de gravuras contemporâneas que traçam os principais momentos e identificam pessoas que marcaram a vida da Rainha, tais como os pais; D. João IV e D. Maria de Gusmão, o seu Confessor e o seu marido, o monarca inglês.

Duas gravuras na exposição, explicou Evaristo, representam o cortejo de chegada da Infanta para os seus dois casamentos, em Portugal, por procuração, a 13 de Maio de 1662 e presencialmente em Portsmouth a 21 de Maio do mesmo ano.

Mas talvez os dois documentos mais interessantes da exposição são o Contrato de Casamento; com os acordos entre os Reinos de Portugal e Inglaterra; e o Testamento da Rainha, um documento legal através do qual a D. Catarina deixou avultadas somas de dinheiro para libertar escravos e cativos.

A exposição foi patrocinada pela Fundação D. Manuel II e as gravuras e imagem em bronze escolhidas para a exposição pelo Maestro Armando Calado, Director do Departamento Artístico e Cultural da Fundação Oureana e cedidas pela Quinta da Bacalhoa, sendo parte da magnifica e vasta Colecção de objetos da Rainha D. Catarina de Bragança dessa instituição.

Seguidamente o Presidente da Câmara de Alcobaça Hermínio Rodrigues deu as boas vindas aos mais de 100 convidados do evento e agradeceu à organização ter escolhido o Município para a realização do evento.

Jantar de Gala da London Tea Exchange

O Jantar de Gala anual organizado pela London Tea Exchange reuniu mais de 100 convidados vindos de vários países. O evento realizou-se na antiga Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça que hoje faz parte do complexo turístico Montebelo Historic Hotel. O Jantar teve início com um brinde oferecido pelo Xeque Aliur Rahman à Familia Real Portuguesa.

A seleção da ementa, tipicamente portuguesa, mas que incluiu um prato de carne halal para os convidados muçulmanos, assim como a belíssima decoração da sala, ficou a cargo do Maestro Armando Calado, representante da London Tea Exchange para Portugal e países lusófonos.

Relatório da Global Fair Pay Charter

Durante o jantar foi apresentado pelo Xeque Aliur Rahman OBE, o Relatório da Global Fair Pay Charter, uma Carta de Princípios de compromisso internacional criado pelo Xeque e cujo objetivo principal é erradicar a pobreza extrema através da promoção de salários justos e condições de vida dignas para trabalhadores em todo o mundo, com especial foco inicial nas comunidades agrícolas e nas plantações de chá.

O documentário projetado na sala mostrou como este projeto, lançado oficialmente em Londres, já abrangeu mais de 35 milhões de trabalhadores de trabalhadores do chá desde a sua criação.

Houve várias intervenções sobre o trabalho desenvolvido pela organização incluindo os Duques de Bragança, o Príncipe da Beira e Asif Nisar Bajwa, Embaixador para Portugal da Fair Pay Charter entre outros.

A Carta funciona como uma guia de 8 princípios que incentiva governos e empresas a reformarem práticas corporativas, garantindo uma remuneração justa, erradicando o trabalho infantil e escravo, e combatendo a desigualdade.

A iniciativa conta com o alto patrocínio de instituições globais, incluindo a UNITAR (o instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa) e a Secretária-geral da Commonwealth, e em Portugal o projeto tem o alto patrocínio da Casa Real Portuguesa.

Com testemunhos recolhidos de todo o mundo este vídeo relatório incluiu também imagens da viagem recente dos Duques de Bragança e Príncipe da Beira, às plantações de chá no Bangladesh onde foi inaugurada por D. Duarte de Bragança uma aldeia modelo para os operários da apanha de Chá.

Protocolo Rainha D. Catarina de Bragança

Antes de terminar a Gala, foi celebrado entre a Fundação Histórico-Cultural Oureana (Fundação para a Investigação Religiosa) e o London Tea Exchange Group Limited, um Protocolo de Cooperação que tem por objeto a implementação de um conjunto de ações que visam valorizar, conservar, estudar e divulgar o Património Histórico e Cultural e promover o Turismo, e em particular, desenvolver ações relacionadas com o estudo, a investigação e a divulgação da história da produção, cultivo e tradição do Chá, iniciada pela Rainha D. Catarina de Bragança após seu casamento com o Rei Carlos II de Inglaterra em 1662.

Ambas as partes comprometem-se a cooperar na execução de projectos destinados à salvaguarda e divulgação do objeto descrito, e de ceder ou receber da outra, objetos históricos, a título de empréstimo ou doação permanente, para exposições permanentes, temporárias ou comemorativas.

A colaboração e as iniciativas a desenvolver no âmbito do Protocolo serão apresentadas e
estudadas, caso a caso, no âmbito de projetos e na salvaguarda e divulgação
de eventos, exposições, publicações, palestras, conferências e edições. O presente Protocolo de Cooperação entrará em vigor a partir da data da sua assinatura.

Lançamento do Chá “Bragança” em memória da Rainha Catarina

A seguir à assinatura do Protocolo houve várias intervenções e testemunhos e a entrega ao Xeque Aliur pelo Duque de Bragança do primeiro exemplar da nova Medalha Comemorativa dos 700 anos da morte do Rei D. Dinis, uma edição limitada, não comercializada, das Fundações Oureana e D. Manuel II.

Depois da sobremesa foi apresentado e servido o novo chá do London Tea Exchange que terá o nome da família Bragança em homenagem à Rainha D. Catarina fundadora da companhia de importação e exportação. Um saco deste novo chá foi oferecido pelo Xeque Aliur a todos os membros da Família Real como também a todos os presentes no evento.

Missa de Réquiem por alma de D. Catarina de Bragança

No dia seguinte teve lugar no Mosteiro de São Vicente de Fora, uma Missa de Réquiem por alma de D. Catarina de Bragança celebrada por D. Alexandre Palma, Bispo Auxiliar de Lisboa e que foi concelebrada pelo Cónego Jorge Dias.

Depois da Missa foi colocada uma coroa de flores no tumulo da Rainha D. Catarina de Bragança localizado no Panteão da Família Real.

Concerto de Homenagem

As celebrações terminaram com um Concerto oferecido em homenagem à Rainha D. Catarina de Bragança que teve lugar na Igreja no Mosteiro de São Vicente de Fora. Destacaram-se os cantores Ana Cosme, Soprano; Ana Serôdio Mezzo-Soprano, Carlos Monteiro, Tenor; Ricardo Panela, Barítono; Armando Calado, Barítono; acompanhados pelo Pianista Francisco Sassetti.

Os organizadores do evento prometem outras iniciativas para o ano em Portugal promovendo a Fair Pay Charter e divulgando mais aspetos da vida pouco conhecida da Rainha D. Catarina de Bragança.

FOTOS: Global Fair Pay Charter / Fundação Oureana / Carlos Evaristo / Armando Calado / Angelo Musa

21 de Maio de 2026

Share