Duque de Bragança e Arcebispo Presidente da Conferência Episcopal Americana instituem nova Ordem de Mérito Militar e Monástica da Casa Real Portuguesa conferida através das Arquidioceses para Serviços Militares.

Real Militar e Monástica Ordem de Mérito do Braço Armado e Alado do Glorioso Arcanjo São Miguel

Acaba de ser instituído pela Casa Real Portuguesa e aprovado pela Arquidiocese para Serviços Militares dos E.U.S., um novo sistema premial reconhecido previamente pela I.C.O.C. – International Comsission of Orders of Chivalry, e que irá ser exclusivamente conferido pelas entidades religiosas castrenses e monásticas dos Estados Unidos da América, da Ucrânia e da Galiza, Espanha.

A nova Ordem chama-se Real Militar e Monástica Ordem de Mérito do Braço Armado e Alado do Glorioso Arcanjo São Miguel e usa como símbolo uma imagem do Século XVII que se encontra esculpida na fachada no Mosteiro Cisterciense de Santa Maria em Oseira, Espanha.

Face ao acordo de 2023 entre a Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala da Arquidiocese de Évora e a Ordem de São Miguel da Ala (Associação chefiada por D. Nuno da Câmara Pereira) o Duque de Bragança e o Arcebispo de Évora acordaram em mudar o símbolo e denominação da Ordem Dinástica para aquele que estava em uso desde 1834 e até 1981.

A associação de fieis homóloga norte americana, porém, não aceitou a proposta de reforma e em vez disso decidiu suspender a concessão da condecoração dinástica de mérito “Ordem de São Miguel da Ala”, ao alterarem institucionalmente o símbolo e a designação como a Arquidiocese de Évora e outras aceitaram fazer. Outras Reais Irmandades também optaram pela suspensão tal como a da Arquidiocese de Santiago de Compostela em Espanha o que levou ao fim da Federação das Reais Irmandades.

A Ordem que há mais de uma década era conferida através da Real Irmandade da mesma soberana invocação da Arquidiocese para Serviços Militares dos Estados Unidos da América, é agora substituída por esta nova Ordem de Mérito aprovada pelo Arcebispo Castrense e Presidente da Conferência Episcopal Americana Timothy Broglio e que conta com o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa e o senhor Duque de Bragança como Grão-Meste.

A nova Ordem Dinástica de Mérito Militar e Monástica de exclusiva concessão da Real Irmandade do Arcanjo São Miguel Militar dos Estados Unidos, da Real Irmandade homóloga da Ucrânia e da Comunidade Cisterciense de Santa Maria em Oseira, Espanha, criada a 8 de Maio de 2024, foi hoje conferida pela primeira vez numa Missa de Investiduras que teve lugar no Santuário Papa São João Paulo II em Washington, sendo as novas Insígnias da Ordem, benzidas pelo Arcebispo Timothy Broglio.

Para instituir esta nova existência na família de Ordens do Arcanjo São Miguel da Casa Real Portuguesa, o Duque de Bragança, D. Duarte Pio de Bragança como Grão-Mestre desta nova Ordem, investiu nesta nova geração de Damas e Cavaleiros, sua afilhada de baptismo e o irmão da mesma, ambos filhos do Juiz da Real Irmandade Militar Col. Stephen Besinaiz.

Dirigindo-se ao Arcebispo e todos os Confrades presentes, D. Duarte de Bragança disse ser “uma grande honra estar aqui convosco para celebrar a vossa devoção a São Miguel e dedicação à Igreja e apoio à Casa Real Portuguesa, defensora dos valores e tradições católicas. Estou grato a todos pelo apoio que demonstraram nos últimos anos nos vários esforços para ajudar vitimas durante a pandemia e na situação actual na Ucrânia.”

“Estou especialmente grato aos Parceiros Protocolares que ajudaram em vários projectos, incluindo o apoio ao Arquivo da Irmã Lúcia.”

“Esta celebração marca uma nova era na história de oito séculos da nossa Ordem, a instituição de uma nova Ordem de Mérito Militar Monástica que também é Dinástica e Católica e que hoje fica ligada à Real Irmandade da Arquidiocese para os Serviços Militares.”

Hoje viramos uma nova página na sequência da suspensão da atribuição da Ordem de São Miguel da Asa pela Real Irmandade e com a instituição da nova Ordem Militar e Monástica do Mérito do Braço Alado e Armado do Glorioso Arcanjo São Miguel.”

“Esta Ordem será concedida exclusivamente pelas Irmandades Militares e Monásticas utilizando uma das antigas insígnias da Ordem, que foi utilizada pelo Mosteiro Cisterciense de Oseira, Espanha, na Idade Média.”

“Num mundo que parece estar a tornar-se cada vez menos humano, é bom lembrar quem foi o Arcanjo que no passado colocou as coisas na ordem, pois é São Miguel, a quem precisamos de recorrer para ajudar a colocar as coisas em ordem e levar-nos de volta ao caminho para Deus através da intercessão de Maria Santíssima.”

22 de Junho de 2014

Fonte: https://www.facebook.com/profile.php?id=100064534098494

Share