Fundação Oureana celebra protocolo com a Fundação Amália Rodrigues

12 AGOSTO, 2019 ATUALIDADEFacebookTwitterE-mail

Fundação Oureana celebra protocolo com a Fundação Amália Rodrigues
Os Membros do Conselho de Curadores e Direcção de ambas as Fundações

No âmbito das Celebrações do Centenário de nascimento de Amália Rodrigues, que já arrancaram no passado dia 23 de Julho, a Fundação Amália Rodrigues criada por testamento da própria, acaba de celebrar um importante Protocolo de Cooperação com as Fundações Histórico Cultural Oureana e D. Manuel II, ambas ligadas à figura da saudosa Fadista.

A assinatura do Protocolo teve lugar na emblemática Sala da Casa Museu Amália Rodrigues na Rua de São Bento número 193, em Lisboa, e reuniu Joaquim Vicente Rodrigues, Presidente da Fundação Amália, D. Duarte Pio, Duque de Bragança Presidente da Fundação D. Manuel II e Carlos Evaristo, Presidente da Fundação Oureana.

O Protocolo prevê parcerias e patrocínios para a realização urgente de vários projetos que as Fundações parceiras pretendem realizar durante o Centenário, incluindo eventos, exposições, edições, sinalização, recolha e conservação de espólio e a publicação de um Catalogo para o visitante da Casa Museu.

Carlos Evaristo assina o Protocolo

Para D. Duarte, que era amigo pessoal da Fadista e frequentava a casa desde muito jovem acompanhado de sua tia, a Infanta D. Filipa e da Marquesa D. Olga Cadaval, grande Patrona das Artes, “Este Protocolo representa um profundo respeito que sempre tivemos pela Amália e pelo que fez pela Cultura e por Portugal. É o testemunho de uma amizade pessoal que se manteve até ao fim da sua vida e o compromisso de continuar a ajudar a preservar a sua memória.”

Carlos Evaristo que era também amigo pessoal da Fadista recorda que “este Protocolo é oportuno porque não só vem a propósito do Centenário do seu nascimento mas também no abrir do 25º Aniversário da Coroação da Rainha do Fado. A criação da Fundação Oureana e do seu Departamento “Instituto Amália Rodrigues, Rainha do Fado” foi criada no dia 12 de Agosto de 1995 tendo como Madrinha Amália Rodrigues que nesse memorável simbolicamente encerrou a sua carreia como cantora tendo sido homenageada e Coroada na 1ª edição do Prémio de Carreira da Fundação na categoria de “Rainha do Fado”. É oportuno recordar que foi nesse dia que foi inspirada a criar uma Fundação para preservar o seu legado que temos obrigação de ajudar a preservar e a perpetuar pelo que representa para Portugal e para tantos emigrantes e estrangeiros no Mundo por onde passou com uma verdadeira Embaixatriz da Cultura Portuguesa.”

Joaquim Vicente Rodrigues pretende com este Protocolo e com toda uma série de projetos apresentados para o Centenário, “ajudar a criar pontes entre organizações e estabelecer normas para salvaguardar o património da qual a Fundação tem responsabilidade de manter perante a memória da testamentária e do mundo de fãs e admiradores que esperam isso. A nova Direção ao assumir este compromisso quer num espírito de total transparência e abertura de colaboração encontrar meios para garantir a continuidade da Fundação e preservação do nome e da imagem como marca e do espólio de recordações que marcaram a vida de Amália Rodrigues”.

23 de Julho de 2020

FONTE: https://www.mundoportugues.pt/fundacao-oureana-celebracao-de-protocolo-com-a-fundacao-amalia-rodrigues/