In Memorium – Padre John Guilbert Mariani R.I.P.

John Guilbert Mariani, SOLT, adormeceu pacificamente no dia 26 de Junho de 2020, no Hospital de Santo Andre, em Leiria, Portugal, mas sua presença permanece em nossos corações.

O Padre Mariani será lembrado como um homem profundamente único, de extraordinário optimismo, com um talento e poder para transformar seus sonhos em realidade.

Nascido em Palo Alto, Califórnia, a 11 de Setembro de 1947, era filho de Paul Andrew Mariani e Mary Frances Guilbert Mariani, sendo o terceiro de sete filhos. Foi criado na zona rural de Cupertino e Los Altos, California. A história de sua vida requer conforto com complexidade. Sua família era formada por agricultores e educadores que se expandiram para o mundo dos negócios, mas John era sua própria entidade única – “uma combinação de Noel Coward e o Grande Gatsby”. Suas paixões eram Arte, Música e Teologia. Ele floresceu em seus empreendimentos em design de interiores e consultoria de arte histórica. Ele podia tocar de ouvido qualquer música solicitada e o fazia com todo o gosto quando e onde um piano estava presente.

Seus estudos incluíram treino paroquial desde a idade elementar até a universidade, com estudos estendidos em Maryland, Paris, Londres e Roma (onde estudo o latim). Expandiu a sua educação e talentos através de suas extensas viagens pela América do Sul, a Rússia, a Europa de Leste , a Ásia e com estadias no exterior na Austrália, Bali, Inglaterra, França e Portugal.

Durante este tempo John Mariani foi casado Católicamente com Elizabeth Mariani, seu casamento tendo sido declarado nulo por ter querido sempre seguir uma vocação sacerdotal.

(“citações” são contribuições coletivas de familiares e amigos …)

John era um homem dinâmico e arrojado, o “brinde da sociedade de São Francisco nos anos 70 e 80 antes de espalhar sua magia por Paris e outros lugares distantes”. Na década de 90″, o homem da moda tornou-se o homem do tecido”, quando se tornou um Sacerdote devotado e dedicado na Sociedade da Santíssima Trindade (SOLT), compartilhando o Amor de Deus.

Antes e depois de ser ordenado, quando o Padre John entrava na sala, – “as luzes se acendiam, a banda começava com a música e um turbilhão de brincadeiras, humor e histórias ultrajantes se desenrolava”. Seu “carisma maior que a vida” permitiu-lhe usar seus dons para tocar muitas vidas de maneiras profundas. Depois de vários curtos ministérios nos Estados Unidos, (Skid Row, Texas) o Padre John foi transferido para Inglaterra e depois para Fátima, Portugal, para devotar a sua vida aos peregrinos. Foi incardinado na Diocese de São Tomé e Príncipe após sua aposentadoria, ele continuou seu ministério hospedando peregrinos internacionais de Fátima em sua amada Casa Alta Royal Lodge. Com sua alma intrépida, ele poderia manter um espaço gentil e compassivo para qualquer peregrino em sua jornada. O Padre John aprendeu a servir a Deus da melhor maneira possível, dados seus talentos e dons. Seus muitos amigos em todas as esferas da vida, estendendo-se por todo o mundo, foram tocados por sua gentileza, paixão e sua “Joie de Vivre”. Sua vida foi bem vivida e desfrutada ao máximo.

Enquanto reflectimos sobre a vida do Padre John, vemos um homem para todas as estações – um clássico de todos os tempos – que deixa connosco lições nas quais podemos crescer.

E se na humanidade de John Mariani ele deixou lições não aprendidas, então talvez caiba a nós que o amamos pegar a vela que ele deixou e carregá-la adiante.

John Guilbert Mariani era Membro das Ordens de Malta, Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, São Miguel da Ala, São Maurício e Lázaro, Constantiniana de São Jorge, etc. Foi membro Fundador do Instituto Preste João e da Real Guarda de Honra. Era também Capelão Mor Adjunto da Casa Real Portuguêsa.

O Padre John deixa seus irmãos David (Arlene), Mark (Melody), Richard (Jeanne) e as irmãs Linda e Marialisa Delmare (John). Sua vida continuará a surpreender seus 12 primos restantes, 34 sobrinhas e sobrinhos e 62 grandes e afilhados. Já havia falecido seus pais e irmão, Paul Mariani III.

As Exequias Fúnebres do Padre Mariani tiveram lugar na Regalis Lipsanothyeca da Fundação Oureana, no dia 29 de Junho com a Santa Missa celebrada pelo seu amigo, Padre José Joannes Oliveira.

Valentina Kowalska, Padre José Oliveira e Carlos Evaristo no Crematório de Leiria.
Padre José Joannes Oliveira.
Padres Joannes e Rogério com Valentina Kowalska.

Os enterros foram realizados; numa cerimónia privada em Davis, Califórnia, no dia 11 de Setembro de 2020 e em simultâneo na Regalis Lipsanotheca onde se encontra o Altar da Família Mariani e o túmulo. Presidiu ao sepultamento o Padre João Maria Rodrigues.

Comandante Guarda de Honra David Pereira com as cinzas do Padre John Guilbert Mariani
O Padre João Maria Rodrigues preside à Missa de Sepultamento.

Convidamos todos a celebrar sua vida e compartilhar suas reflexões em suas páginas do Facebook “John Mariani” e “Casa Alta Royal Lodge”.

O Padre Mariani foi Capelão e Membro Emérito da Direcção da Fundação Oureana tendo sido Capelão do Exército Azul na Domus Pacis em Fátima. Posteriormente tornou-se responsável pela Casa Alta Royal Lodge no Castelo de Ourém. Estava incardinado na Diocese de São Tomé e Príncipe.

À família enlutada a Direcção, Conselho de Curadores e Conselho Jurídico-Fiscal da Fundação enviam as mais sentidas condolências.

“Abrace o amor: seja corajoso e aceite a nobre busca para abrir seu coração e bom humor para a próxima aventura e para todo e qualquer espírito que aguarda seu convite. Abrace a vida: seja uma fonte de sinergia – conduza com um sorriso e uma piscadela e, acima de tudo, ALEGRIA! Em um mundo que insiste na eficiência ordenada de uma marcha 4/4, encontre o deleite em uma valsa.Abrace Deus: Busque Sua Graça nas bênçãos da Beleza atemporal, aproveite a inspiração transcendente de milagres momentâneo e sempre dance com o Divino.

NOTA DA FAMÍLIA:

“Lembro-me de ter conhecido John, apenas uma vez… ele entrou na sala vestido com elegância, e me lembro de segurar a respiração enquanto esperava que ele dissesse alguma coisa. Ele sem dúvida o fez, embora eu não me lembre do que ele disse, mas eu sabia que estava na presença de alguém especial – diferente em espécie de todas as pessoas que eu já conheci ou provavelmente conheceria. ” Esse era o nosso John! – Linda Mariani (Irmã)

Durante 20 anos, o Padre Mariani foi abençoado com a devoção de um anjo da guarda fiel e terreno, a empregada Valentina Kowalska. Os irmãos de John sugerem e agradecem o apoio a Valentina com uma contribuição para o Fundo Memorial do Rev. John Guilbert Mariani para padres aposentados e seus cuidadores. Contribuições: lindamariani@gmail.com. Cheques à ordem de: Linda Jane Mariani. Enviar para: Christine Gieseke, 500 Crocker Drive, Vacaville, CA 95688, EUA.

Obit do Padre John Guilbert Mariani pelo Desenhador Heráldico Mathieu Chaine

11 de Setembro de 2020

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *