A Fundação Histórico – Cultural Oureana cuja Natureza é “Social, Cultural e Religiosa”, foi instituída por John Mathias Haffert no 25º Aniversário da criação do Programa Medieval no Castelo de Ourém com a intenção de apresentar a história de Portugal ao Mundo, à luz da Mensagem de Fátima, e ao mesmo tempo servir de legado pessoal do Fundador e de outros Beneméritos da Fundação que venham a ser considerados de “Cofundadores”.

1. A Fundação tem por objecto a prossecução de ações de ordem social e religiosa, podendo também atuar nas áreas da Cultura, Ciência e do Desporto.

2. A Fundação foi criada para que se possa dar a conhecer os dois mil anos de História e Cultura de Portugal, com especial realce para o Castelo de Ourém e os acontecimentos religiosos de Fátima, que tornaram Fátima na “Capital Mundial Mariana” (Papa São João Paulo II).

3. Para difundir esta Mensagem deverá a Fundação, entre outros meios, adquirir receita mediante:

a) A exploração hoteleira, realizada através do Restaurante Medieval Oureana “Banquete dos Reis”, com o seu programa histórico-religioso (Os Espíritos do Castelo de Ourém), o qual jamais poderá ser alterado;

b) O Museu “Oureana” (Museus Sedes Mundi Reginae);

c) O Departamento de Manutenção e Restauração do Património da Fundação;

d) O Departamento de Relações Públicas.

4. A ação da Fundação desenvolver-se-á no Concelho de Ourém, podendo eventualmente estender-se a territórios de outros Concelhos de Portugal por laços religiosos e históricos.