Delegação da Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala na Suécia celebra Ano Jubilar com programa para angariação de fundos para a Diocese de São Tomé e Príncipe

D. Manuel António Mendes dos Santos

Está de visita oficial à Delegação da Real Irmandade de São Miguel da Ala na Suécia, Sua Excelência Reverendíssima o Capelão Geral Bispo D. Manuel António Mendes dos Santos C.M.F.

O Programa para a visita à Suécia do Senhor Bispo por ocasião da Celebração do Ano Jubilar da Real Ordem de São Miguel da Ala, inicia-se na Quinta-feira, dia 25 de Novembro com uma Recepção no aeroporto de Arlanda seguido de um encontro de convívio com Jantar de boas-vindas oferecido pela Comunidade Jesuíta de Estocolmo

Na Sexta-feira, dia 26 de Novembro, pelas 10:00 horas da manhã haverá um encontro do Senhor Bispo com o Dr. George Joseph, Diretor Executivo da Caritas na Suécia e seguidamente, pelas 11:30 horas, terá lugar uma Entrevista a D. Manuel António pelo Redator-Chefe da Katolsk Magasin (revista Católica da Suécia). O Senhor Bispo falará sobre a situação actual vivida em São Tomé e Príncipe e a actividade que tem vindo a ser desenvolvida pela Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala e particularmente pela Delegação da Suécia. para ajuda humanitária aos pobres e crianças da Casa dos Pequeninos.

Pelas 13:00 horas o Senhor D. Manuel António irá visitar a Universidade de Uppsala e também à Universidade de Estudos Africanos, uma acto que conta com uma valiosa contribuição do Comendador Daniel Stattin.

Às 18:00 horas, haverá uma Missa celebrada na Igreja de Santa Eugénia em Estocolmo e às 18:30 horas terá lugar uma Sessão Aberta com o Senhor Bispo e uma entrevista relacionada com o seu trabalho missionário e a situação vivida actualmente em São Tomé e Príncipe.

No Sábado, dia 27 de Novembro, logo pelas 09:30 horas haverá uma Visita Guiada em Português na Cidade Velha de Estocolmo conduzida pelo Cavaleiro Miguel de Paula. Às 14:00 horas o Senhor Bispo irá celebrar a Santa Missa Capitular em latim para os irmãos e irmãs da Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala. O Capítulo terá lugar na Capela de Sankt Josefs no Cemitério Católico, perto de Haga Norra.

No description available.
No description available.
No description available.

Depois da Missa terá lugar a colocação de uma Coroa de Flores com Guarda de Honra, um acto memorial comemorativo da acção do Embaixador António José da Silva Loureiro que em 1838 foi a primeira pessoa a tomar a iniciativa de recuperar o cemitério dos Católicos. O acto memorial termina com uma Palestra sobre a história do Catolicismo na Suécia e outra sobre a História do Cemitério dadas por Jan Ola Axelsson.

Uma Jantar de Angariação de Fundos terá lugar pelas 18:00 horas com a presença de Sua Eminência o Cardeal Anders Arborelius, Bispo de Estocolmo, a Diocese que conferiu o Imprimatur e Nihil Obstat aos Estatutos da R.I.S.M.A.

No description available.
O Delegado RISMA Grã-Cruz Magnus Carlsson junto ao túmulo do penúltimo Rei de Portugal

No Domingo, dia 28 de Novembro, pelas 15:00 horas da tarde, haverá a Celebração da Santa Missa pelo Senhor D. Manuel António em língua Portuguesa. a Missa terá lugar na Paróquia de Marie Bebådelse församling, Linnégatan.

Pelas 18:00 horas, haverá um Jantar na casa do Delegado RISMA Magnus Carlsson e sua mulher Giovanna Carlsson com a participação da Delegação RISMA com síntese e discussão sobre o caminho a seguir no futuro.

Na Segunda-feira, dia 29 de Novembro, pelas 9:30 horas haverá uma Encontro do Senhor Bispo com o Embaixador de Portugal na Suécia Sua Excelência Sara Martins na Embaixada de Portugal em Drottningatan.

Os Membros da Delegação RISMA despedem-se do Senhor Bispo no aeroporto pelas 19:00 horas.

A visita de D. Manuel António Mendes dos Santos conta com o apoio das Fundações D. Manuel II e Oureana.

25 de Novembro de 2021

Spread the love