Duque de Bragança celebrou Jubileu da Ordem de São Miguel da Ala em Quieve, Ucrânia e inaugurou Delegação da Real Irmandade

May be an image of sky and monument

O Grão-Mestre Nato da Ordem de São Miguel da Ala, Dom Duarte Pio, Duque de Bragança esteve em Quieve, Ucrânia nos passados dias 27 a 30 de Maio de 2021 a fim de inaugurar a mais recente Delegação da Real Irmandade.

O Duque de Bragança à chegada à Paróquia do Capelão da Delegação.

Canonicamente Erecta pelo Bispo de São Tomé e Príncipe, esta Real Irmandade da Ordem de São Miguel da Ala, (uma de oito que fazem parte da Federação) e através das quais são admitidos membros Professos (Católicos) e Honorários (Não Católicos) na Ordem da mesma Soberana Invocação, abriu uma nova Delegação Ucraniana tendo recebido o “Nihil Obstat” e “Imprimatur” de todos os Bispos da Conferência Episcopal Católica da Ucrânia que também aceitaram pertencer à Ordem como Capelães e conferir o seu Patronato à Associação de Fiéis que este ano comemora 20 anos.

D. Duarte de Bragança entrega cópia do Decreto do Papa Francisco ao novo Capelão.

A nova Delegação goza também da aprovação e registo no Governo para assim poder operar com a sua antiga dupla espiritualidade, de Ordem “Monástica” e “Militar”, natureza essa vinda da Ordem medieval fundada por D. Afonso Henriques e cujo cariz foi reconhecido e vem referido no Decreto Pontifício do Ano Jubilar 2021 – 2022 emitido pelo Papa Francisco nos 850 anos da Ordem de São Miguel da Ala.

À chegada a Quieve, na Quinta-feira dia 27 de Maio, Sua Alteza Real, o Duque de Bragança, foi conduzido à Catedral Católica de São Miguel onde foi feita a Proclamação da Delegação do Ano Jubilar da Ordem de São Miguel da Ala, pelo seu Capelão. Seguidamente foram lidas as Indulgências levadas pelo Grão-Mestre em nome do Capelão Geral, o Bispo D. Manuel António Mendes dos Santos, a serem lucradas também na Ucrânia, nos dias festivos do Arcanjo, tal como foi Decretado por Sua Santidade o Papa Francisco.

Sua Alteza Real com os novos Capelães.
O Grão-Mestre cumprimenta o primeiro Cavaleiro da Delegação Ucraniana.
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-20.png
O Duque de Bragança investe os membros da Mesa da Delegação.

Ainda antes do jantar privado de recepção e boas vindas ao Grão-Mestre oferecido pela Mesa da Delegação, D. Duarte de Bragança investiu os membros da Mesa da Delegação que é chefiada pelo Delegado Dr. Oleg Jaross, um dedicado membro da Ordem de longa data.

O Duque de Bragança com os primeiros Capelães e Cavaleiros da Ordem na Ucrânia.
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-21.png
O Duque de Bragança com Delegado e os membros da Mesa da nova Delegação.

Na Sexta-feira, dia 28 de Maio, foi a vez do Duque de Bragança ser recebido oficialmente pelos representantes da Conferência Episcopal Católica da Ucrânia na Catedral de Santo Alexandre em Quieve.

O Duque de Bragança é recebido pela Delegação da Conferência Episcopal.
O Duque de Bragança em conversa com os membros da Delegação da Conferência Episcopal.
O Duque de Bragança recebe um ícone pintado de São Miguel Arcanjo.
O Duque de Bragança admira o ícone de São Miguel Arcanjo oferecido pelos Bispos.
O Grão-Mestre entrega aos Delegados da Conferência Episcopal os diplomas da Real Irmandade a serem entregues aos Bispos Ucranianos em cerimónia privada no dia seguinte.

O Grão-Mestre da Ordem de São Miguel da Ala, agradeceu o ícone e seguidamente entregou aos Delegados da Conferência Episcopal, os Diplomas para Nûncio Apostólico e todos os Bispos da Conferência Episcopal Ucraniana que aceitaram pertencer à Ordem e Real Irmandade como Membros Capelães Grã-Cruzes e Patronos. Os Bispos seriam investidos numa cerimónia privada no dia seguinte na presença do Grão-Mestre.

D. Duarte conversa através de interprete com vários Bispos Ucranianos após as Investiduras.

Ainda antes do almoço, teve lugar uma visita de D. Duarte à cidade de Quieve, seguida de uma recepção oferecida por altas dignidades civis e eclesiásticas a que se seguiu um almoço de convívio.

Entre as 17:00 e 19:00 horas, realizou-se a Investidura Oficial na Ordem dos Bispos da Conferência Episcopal da Igreja Católica pelo Chefe da Casa Real, seguido de um jantar de gala em homenagem ao Grão-Mestre com a presença de autoridades Eclesiásticas e de Estado.

Imagem de São Miguel na Igreja Ortodoxa.
D. Duarte visitou a Igreja de São Migue a convite da comunidade Ortodoxa.

Durante a visita, o Duque de Bragança, a convite da comunidade Ortodoxa deslocou-se também à Igreja Ortodoxa de São Miguel.

No Sábado, 29 de Maio, o Senhor D. Duarte visitou a Catedral de Santa Maria de Quieve, onde pelas 12:00 horas assistiu à Missa Solene do Capítulo da Delegação da Real Irmandade de São Miguel da Ala com as Investiduras de Patronos e novos Membros Confrades da Delegação R.I.S.M.A. e também procedeu à condecoração de Altos Dignitários, Damas e Cavaleiros R.O.S.M.A.

O Duque de Bragança à entrada para a Catedral.
O Duque de Bragança investe o Deão da Catedral durante a Missa de Investiduras.

Durante a Missa, o Delegado R.I.S.M.A. relembrou a todos presentes que a Celebração do Jubileu de São Miguel coincide com o 700º Aniversário da Ereção da Diocese de São Miguel Arcanjo de Quieve-Zhytomyr e o 30º Aniversário da Restauração da Igreja Católica na Ucrânia após a sua proibição durante a ocupação Soviética.

As Insígnias da Ordem de São Miguel da Ala registradas para uso dos membros da Delegação Ucraniana relembram o Xacobeu 2021 – 2021 com a concha dos Peregrinos de Santiago de Compostela.
O Deão da Catedral e membros da Mesa assistiram o Grão-Mestre durante as Investiduras.

Depois da Missa, pelas 13:00 horas, celebrou-se um almoço de gala e convívio do Capítulo da Delegação, seguido de um passeio turístico pela cidade com a visita do Grão-Mestre à Igreja e Mosteiro entregue pela Diocese à Delegação R.I.S.M.A. para servir de Igreja e Sede da mesma e o Mosteiro para o complemento monástico e militar da Ordem na Ucrânia.

A reconstrução da Igreja e obras de readaptação do Mosteiro e residências agora entregues à Delegação, será um projecto patrocinado em parte pela R.I.S.M.A. com o apoio de militares R.I.S.M.A. ucranianos e de vários países que queiram apoiar a obra Diocesana.

O Duque de Bragança de visita às obras na Sede da Delegação.

A reconstrução da Igreja e Mosteiro agora entregues à Delegação, será um projecto patrocinado com o apoio de militares R.I.S.M.A. Ucranianos e de vários países que queiram apoiar a obra.

A vista do telhado da Sede da Delegação com a zona residência vizinha em construção.

Quanto à ala castrense da Ordem, o Duque de Bragança foi informado de um Protocolo que vai ser assinado entre a Diocese, a Delegação R.I.S.M.A. e várias Arquidioceses Militares para apadrinharem a iniciativa que pretende integrar a ala monástica contemplativa e os militares na zona residencial na Real Irmandade para a santificação pessoal dos mesmos, invocando São Miguel como Protector das Forças Armadas e da Cidade e Diocese de Quieve.

Portão principal de entrada para o complexo Monástico e Militar da Sede da R.I.S.M.A..

O dia bastante preenchido terminou com um jantar privado do Grão-Mestre com os novos membros da Mesa da Delegação e alguns benfeitores.

Entrada para o complexo Monástico da Sede da R.I.S.M.A..

Finalmente no Domingo, dia 30 de Maio, antes de regressar a Portugal, o Duque de Bragança visitou oficialmente a Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, Quieve, Ucrânia onde foi recebido na qualidade de Professor Honorário e Patrono da Faculdade de História, conforme consta de um artigo anteriormente publicado neste Site.

D. Duarte antes da visita à Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov de Quieve.
Dom Duarte de Bragança na Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, Quieve, Ucrânia

30 de Maio de 2021

Spread the love