Retrato do Presidente da Fundação Oureana, Carlos Evaristo, adicionado à Galeria de Honra dos Professores, Doutores e famosos ex-alunos da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov de Kiev, Ucrânia

Galeria dos Professores e Doutores da Universidade

A partir de hoje o retrato do Cônsul Carlos Evaristo, Presidente da Direção da Fundação Oureana, passa a figurar na Galeria dos Professores e Doutores da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov de Kiev, Ucrânia.

gercog 5
O Reitor Viktor Petrovych Andrushchenko inaugura a Galeria com os membros da Reitoria.
No description available.
O Vice-Reitor Prof. Dr. Ihor Vetrov e o Prof. Dr. Moritz Hunzinger inauguram a Galeria.

A Reitoria que acabou de apresentar hoje a renovada Galeria dos Professores e Doutores da Universidade situada à entrada do edifício principal e histórico da Reitoria quis atualizar a Galeria de Honra dos seus Professores e Doutores com as fotografias daqueles membros do quadro de honra que foram homenageados nos últimos anos com Doutoramentos Honoris Causa pela Universidade e que ao abrigo das leis da Ucrânia podem não só lecionar na faculdade correspondente como usar dos títulos académicos oficialmente como grau efectivo.

Carlos Evaristo recebe o Diploma e as Cartas Patentes legalizadas de Nomeação como Doutor Honoris Causa em Filosofia com Grau Efectivo de Professor para lecionar na faculdade. .

Carlos Evaristo que no passado dia 31 de Agosto de 2020, foi surpreendido com o cofermento de um Doutoramento Honoris Causa em Filosofia com gau efectivo em reconhecimento do seu trabalho de há décadas em vários campos em que é reconhecido especialista, orador e autor, tais como o Culto das Relíquias e a Iconografia Sacra juntou-se ao grupo de outros agraciados que inclui Astronautas Americanos, políticos e filósofos.

Carlos Evaristo recebe o Diploma e as Cartas Patentes legalizadas de Nomeação como Doutor Honoris Causa em Filosofia com Grau Efectivo de Professor para lecionar na faculdade..

O Prof. Moritz Hunzinger que em representação oficial da Reitoria entregou o Doutoramento; diploma, Carta Patente legalizada e a Toga e chapéu de Académico e Professor da Universidade durante uma Sessão Solene que teve lugar no Palácio dos Marqueses de Fronteira a 5 de Dezembro de 2020, foi assistido no acto pelo Magnífico Patrono e Membro de Honra da Faculdade de História da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, de Kiev,, o Prof. D. Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Presidente da Fundação D. Manuel II e Membro Fundador do Conselho de Curadores da Fundação Oureana.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 129901878_1027795024361708_5086693556676665074_o-1-768x1024.jpg
Seguidamente foi entregue ao Senhor Dom Duarte o chapéu preto de académico com borla azul de Professor da Faculdade de História e Membro de Honra com o Diploma e as respetivas Cartas Patentes Universitárias legalizadas.

Foi a 19 de Novembro de 2020, que o Conselho Académico da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov aprovou a nomeação de Sua Alteza Real Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe indiscutível da Casa Real de Portugal, como Patrono e Membro de Honra da Faculdade de História da Universidade, distinção que foi entregue pelo Prof. Moritz Hunzinger também a 5 de Dezembro de 2020 durante a Sessão Solene.

Seguidamente foi entregue ao Senhor Dom Duarte o chapéu preto de académico com borla azul de Professor da Faculdade de História e Membro de Honra com o Diploma e as respetivas Cartas Patentes Universitárias legalizadas.

Tal como no passado, em que os Papas, Imperadores e Reis eram os Patronos, e tantas vezes protetores e mecenas das universidades, entendeu esta Universidade Ucraniana, a maior do género na Europa, ao entregar este título de Patrono, que era o mais alto reconhecimento das Universidades, assinalar as qualidades de humanista e estadista e o insigne papel no domínio das relações internacionais, sobretudo na defesa intrínseca da amizade entre os povos e sua história, liberdade e cultura, que o Senhor Dom Duarte vem assumido.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 130274027_1027796397694904_3320799424865028322_n.jpg
Dr. Carlos Evaristo, Magnífico Patrono Prof. D. Duarte de Bragança e Prof. Moritz Hunzinger.

Ao atribuir o estatuto de Patrono e Membro de Honra da sua Faculdade de História, a Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov presta ao Chefe da Casa Real Portuguesa o reconhecimento da sua estatura no domínio das relações internacionais e ao seu inquestionável papel na história mundial como representante da Casa Real Portuguesa.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 129956533_1027796164361594_3282068762134621165_n.jpg
Prof. Dr. Moritz Hunzinger, o Magnífico Patrono Prof. D. Duarte de Bragança
e o Prof. Dr. Carlos Evaristo.

Durante a apresentação da renovada Galeria pelo Magnifico Reitor da Universidade Andrushchenko Viktor Petrovych, o Professor frisou que: “A Reitoria da Universidade ficou profundamente comovida que Sua Alteza Real tenha aceite a nomeação de Patrono e Membro de Honra da Faculdade de História e aguarda a visita de D. Duarte de Bragança dentro de dias para discursar à assembleia. Em 31 de Agosto de 2020, o nosso Conselho Académico nomeou o Cônsul Carlos Evaristo como Doutor em Filosofia – Honoris Causa – da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, com um grau efetivo de Professor e convite para lecionar e dar aulas na Faculdade num futuro próximo.

Edifícios da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov.
Edifícios da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov.
Edifícios da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov.

A Universidade Pedagógica Nacional de Kiev foi fundada há 187 anos e possui seis prédios acadêmicos, biblioteca com 8 salas de leitura, 7 dormitórios, complexo desportivo com piscina, aulas de informática, buffets e refeitórios tendo a sua sede e Reitoria no edifício antigo na Rua Pyrocova, 9 em em Kiev.

A Universidade actualmente tem 36.000 alunos, 4.000 funcionários e é assim de longe, a maior Universidade da Europa.

INSTITUIÇÕES E FACULDADES

Instituto de Educação Humanitária e Técnica
Diretor – Doutor em ciências pedagógicas, Professor Mykola Koretz. O Instituto treina professores de educação profissional e desenho, especialistas em tecnologias da informação, design de interiores, design de moda, gestão de pequenas empresas e transporte automotivo.

Instituto de Filologia Estrangeira
Diretor – Candidato de Ciências Filológicas, Professor Volodymyr Goncharov. Desde 2015 o Instituto é dirigido pelo prof. Alla Zernetska. O Instituto, que foi fundado em 2003, oferece treinamento de especialistas em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, polonês, russo, japonês, árabe, chinês e turco e literatura, e assim por diante.

Instituto de Informática
Diretor – Doutor em Física e Matemática, Professor Anatoliy Kudin. Os antecedentes históricos do Instituto de Informática remontam ao final dos anos 1950 – início dos anos 1960, quando se iniciou o estudo de elementos da cibernética e noções básicas de programação nas instituições de ensino superior da Ucrânia. Como uma unidade independente, o Instituto foi criado em 2008 como resultado da reorganização do Instituto de Educação Física e Matemática e Informática. Sua principal tarefa é formar professores de ciência da computação e economia.

Instituto de Educação Histórica
Diretor – Doutor em Ciências Históricas, Professor Olexandr Sushko. Nos últimos 30 anos, o Instituto de Educação Histórica forma professores de escolas secundárias, instituições humanitárias especializadas, professores universitários e pesquisadores de instituições acadêmicas e de pesquisa especializadas. A educação neste Instituto permite que os especialistas trabalhem como líderes escolares, trabalhem em arquivos e museus, governo, organizações políticas e sociais e outras instituições educacionais e turísticas.

Instituto de Educação Especial e Psicologia
Diretor – Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor Viktor Synyov. O departamento de defectologia é um dos departamentos mais antigos da Universidade – funciona desde 1920. Em 2003 foi fundado em sua base o Instituto de Educação Especial e Psicologia, composto por cinco departamentos: Fonoaudiologia, Psicopedagogia Correcional, Língua de Sinais, Cegueira e Educação , psicologia especial e medicina. O Instituto possui dois centros científico-metodológicos: reabilitação de pessoas com deficiência e educação inclusiva.

Instituto de estudos de graduação, pós-graduação e doutorado
Diretor – Doutor em Filosofia, Professor Saveliev Volodymyr Leonidovych. Como unidade independente, o Instituto foi criado em 2008. É constituído por 4 departamentos: departamento de coordenação da formação de mestres, departamento de pós-graduação, departamento de organização da investigação científica, departamento de organização de conselhos científicos especializados. Em estreita cooperação com divisões específicas de ensino e investigação, o Instituto reúne centros científicos, departamentos, laboratórios científicos e pedagógicos, realiza trabalhos científicos e de coordenação para a formação de mestrandos, doutorandos, formação contínua de professores e pessoal científico-pedagógico, ciência da gestão e investigação trabalhos de departamentos e laboratórios, que fazem parte do Instituto.

Instituto de Artes
Diretor – Herói da Ucrânia, Artista do Povo da Ucrânia, Professor Anatoly Avdievsky. A formação dos alunos é realizada nas seguintes especialidades: arte musical e coreografia. No futuro, o Instituto pretende introduzir novas especialidades, nomeadamente: organizador e psicólogo do lazer musical juvenil, especialista de som em acústica musical, director musical de programas infanto-juvenis na rádio e televisão, director de som, acompanhador, concertista, artista- cantor (solista), intérprete de canções pop e folclóricas, arranjador, gestor musical, organizador de educação musical e afins.

Instituto de Pedagogia e Psicologia
Diretor – Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor Volodymyr Bondar. O Instituto forma especialistas nas seguintes especialidades: psicologia aplicada, saúde humana, artes plásticas e educação básica. Para os alunos, há coral, ateliê de literatura, oficinas de pintura, escultura, artes decorativas, museu de história das artes plásticas, exposição permanente de obras de arte dos alunos.

Instituto de reciclagem e aperfeiçoamento de professores
Diretor – Doutor em Ciências Biológicas, Professor Volodymyr Isaenko. O instituto foi criado em junho de 2008 com o objetivo de aprimorar o processo de reciclagem e desenvolvimento de competências para todas as especialidades, que são ministradas na universidade. Esta divisão é a sucessora do corpo docente de reconversão, que existia na universidade desde 1974. O Instituto oferece formação profissional em 11 especialidades e proporciona a oportunidade de obtenção de um segundo ensino superior. Agora, cerca de 1000 alunos estão matriculados no Instituto.

Instituto de Educação Natural e Geográfica e Ecologia
Diretor – Candidato de Ciências Pedagógicas, Professor Vitaly Pokas. As ciências naturais foram estudadas na Universidade desde o início de seu funcionamento com o estatuto de Instituto Pedagógico (1834). A formação intensiva de professores de química, biologia e geografia teve início na década de 1920. Em 1933, foram abertas as divisões biológicas e geográficas, que posteriormente foram reorganizadas como Departamentos de Biologia e Química e Geografia. Em 1972, com base nisso, foi criada uma faculdade de geografia natural. Como uma unidade independente, o Instituto de Educação Natural e Geográfica e Ecologia funciona desde 2003.

Instituto de Politologia e Direito
Diretor – Doutor em Ciências Históricas, Professor Bogdan Andrusyshyn. O treinamento holístico de advogados e cientistas políticos na Universidade começou em 1992, na estrutura da recém-formada faculdade de ciências sociais e humanas. Antes, era realizado no âmbito da faculdade de especialização em história. Em 2005, com base na faculdade de Ciências Sociais e Humanas, foi organizado um Instituto de Politologia e Direito.

Instituto de Desenvolvimento Infantil
Diretor – Candidato da ciência pedagógica Zagarnytska Iryna. A formação de especialistas em pré-escola na Universidade remonta a 1920, ao Frebel Women’s Institute, onde trabalharam professores como I. Sikorsky, S. Rusova, V. Frolov, V. Zenkovsky.

Instituto de Educação Pública
Durante o processo de formação de educadores do departamento de pedagogia da educação pré-escolar do Instituto de Pedagogia e Psicologia, os futuros profissionais assistiram às palestras de M.Leschenko, O.Gribanova, Z.Borisova e outros. Em 2007, este departamento foi reorganizado no Instituto de Desenvolvimento Infantil, que como uma unidade estrutural de pesquisa educacional na Universidade Pedagógica Nacional Drahomanov, visa melhorar o potencial científico e pessoal da educação pré-escolar e da atividade sociocultural na área da infância em Ucrânia, além de garantir o nível de qualidade da formação de especialistas para esta área. O instituto é composto por 3 departamentos: teoria e história da educação pré-escolar, tecnologias de gestão e inovação da educação pré-escolar e arte infantil.

Instituto de Sociologia, Psicologia e Gestão
Diretor – Acadêmico da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, Doutor em Ciências Históricas, Professor Volodymyr Yevtukh. Os estudos de sociologia começaram na Universidade em meados da década de 1990. Como disciplina acadêmica foi formada no Departamento de Ciência Política e Sociologia e na Faculdade de Letras. Em 2007, foi criado na Universidade um Instituto de Sociologia, Psicologia e Gestão, que forma especialistas nas especialidades: sociologia, psicologia, gestão de organizações, gestão administrativa, gestão escolar, pedagogia de escolas superiores e outras. O Instituto é constituído pelos seguintes departamentos: teoria e metodologia da sociologia, teoria e aconselhamento psicológico, gestão e integração europeia, história dos sistemas e tecnologias educacionais e psicologia aplicada e psicoterapia.

Instituto de Serviço e Gestão Social
Diretor – Doutor em Filosofia, Professor Alla Yaroshenko. O instituto tem quatro departamentos: pedagogia social, teoria e tecnologia do serviço social, ramo da psicologia e psicologia da gestão, proteção social e jurídica da população. Para auxiliar professores e alunos, um centro de recursos científicos e metodológicos, um laboratório de “Tecnologias inovadoras de trabalho social e sócio-pedagógico” e “psicologia social da personalidade”, uma escola permanente de voluntariado, dentro da qual funciona o centro de educação e reciclagem de voluntários foram inauguradas funções, centro de treinamento para estudantes de outras universidades, pais, form-masters e Clube de Debate de Estudantes.

Instituto de Filologia Ucraniana
Diretor – Candidato da ciência filológica Anatoly Vysotsky. A formação de professores de língua e literatura ucraniana na universidade é realizada desde a década de 1920. Como uma unidade acadêmica independente, o Instituto funciona desde 2003. Formação de especialistas conduzida nas seguintes especialidades: filologia, edição, língua e literatura ucraniana, edição e edição.

Instituto de Educação Física e Esporte
Diretor – Doutor em Pedagogia, Professor Associado Olexiy Tymoshenko. Os treinamentos no Instituto são realizados nas seguintes especialidades: educação física (futebol, turismo, psicologia prática), saúde humana (educação física adaptativa, preparo físico), esportes (gestão, segurança empresarial). Em 1985, para melhorar a qualidade do processo educacional, foi inaugurado um novo prédio esportivo com área total de 8.400 metros quadrados.

Instituto de Física e Matemática
Diretor – Doutor em Ciências Físicas e Matemáticas, Professor Mykola Pratsyovity. A formação de professores de matemática e física foi realizada desde a fundação do Instituto, primeiro na faculdade da escola, depois – na faculdade de educação social. Como uma subdivisão estrutural, o departamento de física e matemática foi criado em 1934-1935, como uma instituição separada – em 2006.

Instituto de Educação Filosófica e Ciência
Diretor – Doutor em ciência histórica, Professor Ivan Drobot. A formação filosófica dos professores foi realizada desde a fundação do Instituto Pedagógico na estrutura da Universidade São Volodymyr. Foi fornecido por uma série de departamentos filosóficos, dirigidos por estudiosos e professores destacados, em particular, O.Novitsky etc. Na segunda metade do século 20, o Departamento de Filosofia do Instituto Pedagógico e, posteriormente, da universidade foi chefiado por Prof. O.Pavelko, posteriormente – pelo Prof. G.Volynka. Como unidade independente da Universidade, o Instituto foi fundado em 2004. São 8 departamentos que realizam a formação de especialistas nas seguintes especialidades: filosofia, culturologia, design, publicidade e relações públicas.

Corpo Docente Noturno
Diretor – Candidato de Ciências Psicológicas, Professor Associado Shyryaeva Lyudmyla. As origens do ensino noturno na universidade remontam à década de 1960, quando, a partir da faculdade de educação, foi criado um departamento noturno. Desde 1984, o departamento noturno opera como uma unidade administrativa independente. Foi inaugurado devido a uma necessidade urgente de ensino pré-escolar altamente qualificado, ensino fundamental e especialistas em filologia ucraniana.

RESUMO DA HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE

1834 - Instituto Pedagógico - a futura Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov - começou como uma filial da Universidade St. Volodymyr.

1920 - A gestão de escolas secundárias em Kiev decidiu criar, com base na Universidade Kyiv St. Volodymyr e cursos superiores femininos, o Instituto Superior de Educação de Kiev.

1933 - Instituto Pedagógico de Kiev.

1936 - Instituto Pedagógico de Kiev com o nome de A.M.Gorky

1991 - Instituto Dragomanov Pedagógico de Kiev.

1993 - Universidade Estadual Dragomanov de Kiev.

1997 - Universidade Nacional Dragomanov Pedagógica

2015 - A universidade celebrou solenemente o 180º aniversário de sua existência
No description available.
(Tradução da Inscrição na Placa)
Carlos Evaristo
(República Portuguesa)

Figura Científica, Política e Cívica
Cônsul Honorário do Brasil em Fátima (Portugal)
Eleito Doutor Honorário a 31 de Agosto de 2020
No description available.

ALGUNS NOMES DA GALERIA DE PROFESSORES DE DOUTORES
– Roman Bezsmertniy – Ex-vice-primeiro-ministro da Ucrânia.
– Oksana Bayrak – Famoso Diretor de Cinema Ucraniano.
– Olexandr Reyent – Pesquisador da História da Ucrânia dos Séculos XIX e XX.
– Augusta Goldberg – Primeiro Doutor em Psicologia na Ucrânia.
– Viktor Synyov – Proeminente Cientista Ucraniano na área de Educação Especial, Psicologia Jurídica e Especial.
– Vitali Klitschko – Político e Boxeador Profissional Aposentado. Atual Membro do Parlamento Ucraniano e Líder do Partido Político Aliança Democrática Ucraniana para a Reforma. Campeão Emérito do WBC e Ex-detentor de vários títulos Mundiais. O Primeiro Campeão Mundial de Boxe Profissional a possuir o título de doutor.
– Wladimir Klitschko – Irmão de Vitali, um Boxeador Profissional e Campeão WBA (Super), IBF, WBO, IBO & The Ring Heavyweight.
– Leonid Kravchuk – Ex-Presidente da Ucrânia
– Viktor Yushchenko, – Ex-Presidente da Ucrânia
– Rudolf Schuster,- Ex-Presidente da Eslováquia
– Evhen Bereznyak “Major Vyhr” – Herói da Ucrânia, o salvador da Cracóvia
– Hansjürgen Doss – Ex-Membro do Parlamento Alemão
– Moritz Hunzinger – Especialista mundialmente conhecido em Relações Públicas
– Adalbert H. Lhota – Ex-Cônsul Geral Honorário da Áustria
– Axel Haas – Sócio-Gerente da Arend Prozessautomation
– Alexander Sparinsky – Compositor, Produtor e Musicólogo Ucraniano
– Epifânio – Metropolitano da Ucrânia
– Carlos Evaristo – Arqueólogo, Perito em Relíquias, Iconografia Sacra, Figura Científica, Política e Cívica, Cônsul Honorário do Brasil em Fátima (Portugal)

27 de Maio de 2021

FONTE: https://npu.edu.ua/novyny/podii/npu-imeni-mp-drahomanova-vidvidav-yoho-korolivska-vysokist-duarte-piu-de-brahansa

Spread the love