FUNDAÇÕES D. MANUEL II E OUREANA, JUNTAMENTE COM UNIVERSIDADE UCRANIANA, PROMOVEM “SESSÃO SOLENE” NO PALÁCIO DOS MARQUESES DE FRONTEIRA

Cartaz do Evento.

O Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa, foi o local escolhido para a realização de uma “Sessão Solene” para o reconhecimento do mérito de várias personalidades promovida pelas Fundações parceiras D. Manuel II e Oureana, juntamente com a Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov de Kiev, Ucrânia .

A Pianista Joana Barata.

A sessão, que teve lugar na Sala das Batalhas daquele palácio, iniciou pelas 10 horas da manhã, do dia 5 de Dexembro de 2020 com um momento músical proporcionado pela pianista Joana Barata que interpretou a Avé Maria de Gounot em honra de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa em vésperas da Festa da Padroeira. 

Programa Oficial.

O Professor Humberto Nuno de Oliveira, Assessor de Sua Alteza Real o Duque de Bragança foi quem serviu de Mestre de Cerimónias tendo iniciado a Sessão com as seguintes palavras:

O Mestre de Cerimónia Prof. Humberto Nuno de Oliveira.

“Vª Alteza Real, Dom Duarte Pio de Bragança,

Excelentíssimo D. António Mascarenhas, Marquês de Fronteira, nosso anfitrião,

Senhor Professor Doutor Moritz Hunzinger, em Representação da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov,

Ilustres homenageados e convidados, minhas Senhoras e meus Senhores,

A todos bom dia e sejam bem-vindos a este belíssimo e histórico Palácio Fronteira,

Reunimo-nos aqui hoje para uma a Sessão Solene organizada por vários parceiros protocolares; nomeadamente as Fundações D. Manuel II e Histórico-Cultural Oureana, os Centros de Estudos de ambas e a Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, que entre as suas muitas atividades, realizam eventos como este para promover o reconhecimento do mérito de individualidades e ou organizações cuja contribuição para a cultura e sociedade merecem distinção académica ou por parte do Chefe da Casa Real Portuguesa.

Dias depois de comemorarmos os 380 anos da Restauração da Independência e a três dias de celebramos a Festa da Rainha e Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, reunimo-nos aqui para esta Sessão, agradecendo desde já, à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna pelo apoio dado para a realização deste evento, entidade com a qual as referidas Fundações esperam em breve celebrar um Protocolo.”

HOMENAGENS DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA NACIONAL DRAGOMANOV DE KIEV, UCRÂNIA

“Em primeiro lugar, damos as boas vindas à Delegação Oficial da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, de Kiev, cujo prestígio e papel na educação Europeia e Mundial é de reconhecida importância nos últimos 186 anos. É através de alguns dos seus Professores, como o Magnífico Vice-Reitor Igor Vetrov e Moritz Hunzinger que a Casa Real Portuguesa e as instituições à mesma ligadas, tem vindo a beneficiar de amizade, conhecimento e frutuosa pareceria.

Hoje recebemos calorosamente esta Delegação Universitária, tendo como principal motivo, a Concessão do Título de Patrono e Membro de Honra da Faculdade de História da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov a Sua Alteza Real o Senhor Duque de Bragança, Dom Duarte Pio.

Como no passado, em que os Reis eram os patronos, e tantas vezes protectores e mecenas das universidades, entendeu a Universidade, ao entregar este título de Patrono, que no passado era o mais alto reconhecimento das Universidades. Relevando, assim, as qualidades de humanista e estadista e o insigne papel no domínio das relações internacionais, sobretudo na defesa intrínseca da amizade entre os povos e sua história, liberdade e cultura, que o Senhor Dom Duarte vem assumido.  Ao atribuir o estatuto de Patrono e Membro de Honra da sua Faculdade de História, a Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov presta ao Chefe da Casa Real Portuguesa o reconhecimento da sua estatura no domínio das relações internacionais e ao seu inquestionável papel na história mundial como representante da Casa Real Portuguesa.

A Universidade deliberou igualmente a concessão ao Cônsul Carlos Evaristo, Pesquisador e Autor que é Presidente e Co-Fundador da Fundação Histórico Cultural Oureana e da Regalis Lipsanotheca, de um Doutoramento Honoris Causa em reconhecimento dos mais de 30 anos de serviço à Comunidade Cristã, nos domínios da História, do Culto dos Santos, da Iconografia Sacra, da Fenomenologia Religiosa e da Arqueologia Sacra. Reconhecendo, outrossim, o benemerente apoio ao longo dos anos às comunidades Ucranianas em Fátima. Doutoramento que acompanha um convite efetivo para dar aulas na Universidade, nas importantes matérias em que é reconhecido perito de renome mundial.

Em representação da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, usará agora da palavra o Prof. Doutor Moritz Hunzinger.”

O Professor Moritz Hunzinger.
O Professor Moritz Hunzinger.

TRADUÇÃO DA INTERVENÇÃO DO PROFESSOR MORITZ HUNZINGER

“Sua Alteza Real,

Caro Cônsul Carlos Evaristo,

Ilustres Confrades das Ordens Reais Portuguesas,

Caro colega Professor Dr. Humberto Nuno Lopes Mendes de Oliveira,

Caros convidados da cerimónia de premiação,

Bem-vindos em nome da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, assim designada em homenagem ao filósofo Michail Dragomanov, e localizada na sua capital, Kiev.

Monumento a Michail Dragomanov na Sede da universiddade.

A Universidade Pedagógica Nacional de Kiev foi fundada há 186 anos, tem 36.000 alunos, 4.000 funcionários e é de longe, a maior deste género na Europa.

Edifícios da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov.
Edifícios da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov.
Edifícios da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov.

Em primeiro lugar, uma palavra sobre a minha relação com a Universidade. Em 1991, fui apresentado ao primeiro Presidente da Ucrânia, Leonid Kraczuk, que por sua vez me apresentou ao Reitor da Universidade Pedagógica Nacional, o Académico Viktor Andrushchenko, que me convidou para dar aulas de Relações Públicas, e tenho feito desde então, duas vezes por mês em Kiev.

National Pedagogical Dragomanov University
Magnifico Reitor da Universidade Pedagógica Nacional, o Académico Viktor Andrushchenko

O ilustre Reitor aceitou a minha proposta tanto para S.A.R. o Duque de Bragança, como para o Cônsul Carlos Evaristo, para serem homenageados pela Universidade.

Por ocasião da cerimónia de hoje, importa referir que a Ucrânia e Portugal têm laços históricos e culturais de longa data, com origem no passado distante, nos dias da Reconquista, e o seu primeiro líder independente, o Conde Henrique da Borgonha, parente da família do Príncipe Yaroslav, o Sábio de Kiev.

Yaroslav the Wise - Prince of Kyiv
O Príncipe Yaroslav, o Sábio de Kiev. considerado Santo na Ucrânia.

A primeira menção a laços indiretos entre a Ucrânia e Portugal remonta ao século XVI. Assim, em particular, sabe-se que no século XVI em Lutsk, artesãos ucranianos cunharam pesadas moedas de ouro chamadas “Portugals” a pedido de funcionários financeiros.

Moeda com imagem do Príncipe Yaroslav, o Sábio de Kiev.

Um dos primeiros portugueses a prestar atenção à Ucrânia foi o proeminente poeta renascentista português Luís de Camões, que nos seus Lusíadas (1572), descrevendo a Europa de Leste, menciona os Ucranianos como sármatas: «Entre este Mar e o Tánais vive estranha Gente, Rutenos, Moscos e Livónios, Sármatas outro tempo; ” (Canto III, 11).

As conquistas culturais, a literatura e a arte de Portugal são bem conhecidas na Ucrânia desde o final da Idade Média, e os laços económicos ucraniano-portugueses começaram a ser estabelecidos no século XIX.

É claro que o verdadeiro desenvolvimento em grande escala nas relações entre os nossos países começou depois do colapso da União Soviética, que abriu caminho ao reforço da cooperação ucraniano-portuguesa em todas as esferas da vida pública.

Portugal reconheceu a independência da Ucrânia em 7 de Janeiro de 1992 e, menos de três semanas depois (27 de Janeiro de 1992), as relações diplomáticas foram estabelecidas. A Embaixada de Portugal em Kiev foi inaugurada em Dezembro de 1993.

Kiev, Ucrânia.

Após a visita de uma Delegação de educadores Ucranianos a Portugal em 2016, que incluiu o nosso Reitor, Académico V. Andrushchenko, intensificou-se a cooperação e parceria entre Universidades Ucranianas e Portuguesas. A decisão do lado Português (em 2009) de reconhecer os graus científicos Ucranianos e os diplomas de especialistas obtidos na Ucrânia no período anterior à adesão ao Processo de Bolonha, foi importante para a diáspora Ucraniana em Portugal.

A Ucrânia e Portugal estão bem cientes das grandes perspectivas para a nossa cooperação mútua e o mais importante é a existência de relações duradouras, sinceras e amistosas entre os povos Ucraniano e Português. Vemos um grande futuro para o desenvolvimento de nossos contatos bilaterais.

Seguindo a tradição dos antigos Reis de Portugal, Sua Alteza Real o Duque de Bragança, foi uma das primeiras figuras internacionais Portuguesas a estender um abraço fraterno à Ucrânia, apoiando grupos humanitários como os “Anjos da Misericórdia” que ajudaram os órfãos e também prestaram assistência a imigrantes Ucranianos no estabelecimento de comunidades paroquiais.

Estatua de São Miguelem Kiev.

A 19 de Novembro de 2020, o Conselho Académico da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov aprovou a nomeação de Sua Alteza Real Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe indiscutível da Casa Real de Portugal como Patrono e Membro de Honra da Faculdade de História da Universidade.

Estamos profundamente comovidos que Sua Alteza Real tenha aceite esta nomeação.

Em 31 de Agosto de 2020, o Conselho Académico nomeou o Cônsul Carlos Evaristo como Doutor em Filosofia – Honoris Causa – da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, com um grau efetivo e convite para lecionar e dar aulas na Faculdade num futuro próximo.

Tenho a honra de lhe entregar agora o Diploma, a Insígnia e o Manto da nossa Universidade.

Viva as Relações Ucraniano-Portuguesas!”

Dom Duarte recebe as Cartas Patentes de Nomeação.
O Dr. Carlos Evaristo agradece a honra conferida.
Carlos Evaristo recebe as Cartas Patentes de Nomeação.

Seguidamente foi entregue ao Senhor Dom Duarte o chapéu académico de Professor com borla azul de Membro de Honra da Faculdade de História e as respetivas Cartas Patentes Universitárias.

Ao Cônsul Carlos Evaristo foi entregue o chapéu académico e a toga de Professor da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov e também as correspondentes Cartas Patentes.

A Delegação da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov Chefiada pelo Professor Moritz Hunzinger procedeu depois à condecoração de algumas individualidades presentes com a sua Medalha do 185º Aniversário, e / ou a Ordem de São Miguel Arcanjo conferida pelo Igreja Ortodoxa da Ucrânia em reconhecimento aos serviços a ela prestados nas diversas deslocações a Portugal dos seus membros da Faculdade, ao longo dos anos.

Entre os contemplados foram:

António Sousa Lara

Armando Calado

Bruno de Castro

Carlos Casimiro

Carlos Martins Evaristo

Hélio Loureiro

Dom António Mascarenhas

Fundação Casas Fronteira e Alorna

Humberto Nuno de Oliveira

João Pedro Teixeira

Joana Margarida Evaristo

José Alberto Ribeiro

José Silva Bastos

Maria Margarida Martins Justino Evaristo

Rui Santos Vargas

A seguir à entrega das honras Universitárias teve lugar o segundo momento musical da manhã, desta vez proporcionado por Joana Evaristo, que interpretou “Intermezzo” de Edward German na Flauta Transversal, acompanhada da Pianista Joana Barata.

O Professor Moritz Hunzinger condecora o Professor Humberto Nuno de Oliveira.
A Flautista Joana Margarida Evaristo

CASA REAL PORTUGUESA AGRADECEU E RETRIBUIU HONRAS

De volta no uso da palavra o Mestre de Cerimónia Professor Humberto Nuno de Oliveira disse que: “Retribuindo e reconhecendo, em primeiro lugar, o valor e o mérito de alguns membros da Universidade, alguns dos quais não puderam estar presentes devido à situação pandémica, mas que há anos se têm distinguido com actos de benemerência a projectos educacionais e a obras sociais e culturais patrocinadas pelas Fundações D. Manuel II e Oureana, nomeadamente na Diocese de São Tomé e Príncipe onde as Fundações, com a ajuda do Professor Moritz Hunzinger, compraram uma casa que servirá em breve de apoio aos estudantes, de poucas posses das aldeias, para poderem frequentar os institutos de ensino na Cidade. Ao Professor Mortiz Hunzinger e a todos os amigos da Faculdade da Universidade Pedagógica Nacional Dragomanov, representados por esta Delegação, o Senhor Dom Duarte confere a Medalha de Mérito da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e, igualmente, a promoção nas outras Ordens da Casa Real Portuguesa a que já pertençam.”

O Chefe da Casa Real Portuguesa seguidamente entregou os diplomas as insígnias para a delegação ao Professor Moritz Hunzinger e ao seu Assistente Alex Techenko.

ANTIGO CHEFE DE SEGURANÇA E VICE-CHANCELER OSMA CONDECORADO

Humberto Nuno de Oliveira informou todos presentes que: “Seguidamente, querendo reconhecer as várias décadas de dedicado serviço prestado à Família Real, à Casa Real e às instituições a si ligadas, chamamos os seguintes colaboradores. Primeiro, um antigo combatente o Senhor Dr. Luis Manuel de Castro Santos, que serviu como Chefe de Segurança no Casamento de Suas Altezas Reais os Duques de Bragança há 25 anos e que desde 2000 tem servido lealmente nos cargos de Vice-Chanceler da Ordem de São Miguel da Ala e Presidente da Comissão de Admissão e Revisão da Ordens, cargos nos quais passa agora a emérito, com o público agradecimento da Casa Real Portuguesa e das instituições parceiras e ao qual Sua Alteza Real Confere o Grande-Colar da Ordem de Mérito da Casa Real Portuguesa.”

Dr. Luís de Castro Santos.
Dr. Luís de Castro Santos.

AGRADECIMENTO DA CASA REAL À FAMÍLIA HERINGA LUBEK

“A Seguir a Família Heringa / Lubek representada pelo Cônsul Carl Heringa e sua esposa, Mariola Lubek Heringa que se destinguem pelos muitos anos de serviço à Fundação D. Manuel II, à Ordem de São Miguel da Ala e a várias outras instituições ligadas às Fundações parceiras e para as quais têm ajudado graciosamente na revisão de livros editados e outros projectos. Á referida família o Senhor Duque de Bragança confere o reconhecimento para poderem ostentar nas suas nobres armas de família, as insígnias das Ordens Dinásticas a que pertencem.”

É curioso referir que esta família de nobres titulares, ostenta Armas de Família conferidas pelo Rei da Holanda (Heringa) em séculos passados e válidas até hoje e outras; conferidas pelo Rei João Sobieski da Polónia (Lubek) ao seu Porta Copa que esteve presente na Batalha de Viena que salvou a Europa da invasão Ottomana. Estas últimas reconhecidas sucessivas vezes pelos Imperadores da Rússia até ao fim do Império.

FUNDAÇÃO RECONHECE REIS DA CULTURA PORTUGUÊSA

O Cantor Lírico Mestre Armando Calado foi o artista que abriu a última parte da Sessão Solene com uma interpretação em língua inglesa da Ópera de Don Quixote que dedicou ao Actor Ruy de Carvalho que tal como ele teve início de carreira no Teatro São Carlos em Lisboa.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-60-1.png
Ruy de Carvalho e Armando Calado.

Antes de se declarar encerrada a Sessão Solene o Chefe da Casa Real Portuguesa, o Senhor Dom Duarte em representação das Fundações Oureana e D. Manuel II procedeu ao Reconhecimento do Mérito de várias figuras consagradas da Cultura Portuguesa.

Mestre Armando Calado.
Atuação do Mestre Armando Calado.

No uso da palavra o Mestre de Cerimónia disse: “Segue-se a distinção de três individualidades consagradas da Cultura Portuguesa. São elas o Mestre Joel Pina, e Actor e Cantor Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvalho, mais conhecido por Ruy de Carvalho e o Fadista António Pinto Basto aos quais as Fundações conferiram como Prémios de Carreira, respectivamente os títulos de:

No description available.
D. Duarte entrega a Joel Pina o Diploma de Rei da Guitarra Portuguesa.

– Rei da Guitarra e Viola baixo Portuguesa

– Rei do Teatro Português

– Rei o Fado Aristocrático”

Joel Pina, Ruy de Carvalho e António Pinto Basto.

D. DUARTE CONFERE ORDEM DE SÃO MIGUEL DA ALA A ARTISTAS

A Casa Real Portuguesa, conferiu ainda aos três agraciados; Ruy de Carvalho, Joel Pina e António Pinto Basto, a Grã-Cruz da Ordem de São Miguel da Ala, a mais antiga Ordem de origem Portuguesa e uma das Ordens dinásticas da Casa Real.

Dom Duarte condecora Ruy de Carvalho.

Com autorização do Senhor Dom Duarte, Humberto Nuno de Oliveira agradeceu a presença de todos e endereçou um agradecimento especial aos músicos Mestre Armando Calado, Joana Evaristo e Joana Barata pelos extraordinários momentos musicais que proporcionaram. Seguidamente declarou encerrada a Sessão.

Dom Duarte condecora Joel Pina.

O Duque de Bragança agradeceu a presença de todos e particularmente aos Marqueses de Fronteira a quem renovou o convite para assinarem um protocolo de colaboração com as fundações parceiras, algo que D. António Mascarenhas disse ser do agrado da Fundação Casas Fronteira e Alorna, anfitrião da sessão.

Dom Duarte Condecora António Pinto Basto.

DUQUE DE BRAGANÇA CONCEDE AUDIÊNCIAS

Após terminar a Sessão Solene, o Duque de Bragança concedeu Audiências ao casal de anfitriões, à Delegação da Universidade e aos Condecorados e suas Famílias. Foram momentos de conversa e algumas fotografias formais respeitando todas as regras da pandemia. (Ver Galeria de Fotos)

ALMOÇO DE NATAL DA FUNDAÇÃO OUREANA

A manhã terminou com o habitual almoço de Natal da Fundação Oureana patrocinado por Moritz Hunzinger e este ano organizado numa sala privada em Lisboa com limitação de participantes devido às regras da pandemia a que estamos sujeitos.

No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.
No description available.

Para além dos membros da organização da Sessão Solene e dos membros da delegação da Universidade Ucraniana, só puderam participar no almoço alguns dos homenageados e familiares seus.

GALERIA DE FOTOS – DIREITOS RESERVADOS

O Duque de Bragança conversa com Ruy de Carvalho e sua família.
O Actor João de Carvalho à comversa com Dom Duarte de Bragança.
Carel e Mariola Heringa com Dom Duarte de Bragança.
Ruy de Carvalho, Joel Pina e António Pinto Basto.
Audiência do Duque de Bragança concedida aos Marqueses de Fronteira.
Audiência do Duque de Bragança concedida a Joel Pina e aos sobrinhos.
Audiência do Duque de Bragança concedida a Ruy de Carvalho e aos Filhos.
Prof. Humberto Nuno de Oliveira, D. Duarte de Bragança e D. António Mascarenhas.
Audiência do Duque de Bragança concedida ao Casall Heringa / Lubek.
Audiência do Duque de Bragança concedida aos Artistas Agraciados.

5 de Dezembro de 2020

FOTOS: Direitos Reservados

FONTE: https://www.facebook.com/FundacaoHistoricoCulturalOureana/videos/420286042461522

Share