Medalhistica Lusatenas cria Medalha Comemorativa “Amália Rodrigues, Rainha do Fado” a ser atribuída como Prémio das Fundações Oureana e D. Manuel II.

António Ribeiro da Medalhística Lusatenas

A Fundação Oureana deliberou mandar cunhar uma medalha em bronze para assinalar as comemorações deste ano, nomeadamente o 25º Aniversário da sua criação, o 25º do seu Instituto Amália Rodrigues Rainha do Fado e o 100º do Nascimento da sua Madrinha.

A Medalhística escolhida para execução deste trabalho foi mais uma vez a reconhecida firma Lusatenas com Sede em Coimbra e com quem a Fundação já realizou vários trabalhos ao longo dos anos.

A firma que é conhecida por primar pela qualidade medalhística foi criada há quase 50 anos pelo falecido Mestre Fernando Simões Ribeiro e é continuada hoje pelo filho, António Ribeiro.

A Medalha Comemorativa desenhada por Carlos Evaristo, tem uma forma rectangular invulgar para medalhas de bronze e de uma face apresenta o logótipo da Fundação Amália Rodrigues à qual se presta homenagem na pessoa da falecida Madrinha da Fundação, com seu rosto estilizado, o autografo e a referência ao Centenário.

António Ribeiro da Medalhística Lusatenas

No verso está reproduzido o brasão de armas da Fundação Oureana e o logo do seu Departamento “Instituto Amália Rodrigues, Rainha do Fado” que comemoram 25 anos e ainda o logo da Fundação D Manuel II que na pessoa de D. Duarte de Bragança, conde de Ourém, confere o Alto Patrocínio à Medalha cuja tiragem está limitada a 100 exemplares.

Dom Duarte de Bragança com a 1ª Medalha

A Medalha Amália Rodrigues, Rainha do Fado será conferida somente a 100 pessoas sob forma de prémio de mérito durante o Centenário do Nascimento da saudosa Fadista e no âmbito do aniversário da Fundação e seu Instituto.

A Medalha uma vez atribuída virá acompanhada de um diploma no qual se pode ler:

A Fundação Histórico – Cultural Oureana Atravès do Departamento “Instituto Amália Rodrigues, Rainha do Fado” em Comemoração do 25.o Aniversário da sua instituição e no Centenário de Nascimento da sua Madrinha, Por este meio institui, em Parceria com a Fundação D. Manuel II a Medalha Comemorativa “Amália Rodrigues, Rainha do Fado”
Que será Conferida a ________________________ Em Reconhecimento de Mérito, Contribuição para o Enriquecimento da Cultura Portuguesa
e Divulgação e Preservação da Memória e Feitos de Amália da Piedade Rodrigues.”

A primeira Medalha será conferida à Fundação Amália Rodrigues.

.
Questões Nacionais: FALECEU FERNANDO RIBEIRO – UM DOS NOSSOS.
O Falecido Mestre Fernando Simões Ribeiro , Fundador da Lusatenas

26 de Setembro de 2020