Fundações preparam Programa de Eventos Comemorativos para 2020/2021 em Parceria com o Município de Ourém

Há vários meses que o Executivo da Fundação Oureana, em parceria com a Presidência e Secretaria -Geral das Fundações D. Manuel II e Amália Rodrigues têm vindo a reunir com o Executivo da Câmara Municipal de Ourém e da Assembleia Municipal para a elaboração de uma série de celebrações que marcam o 25º Aniversário da Fundação Oureana e do seu Instituto Amália Rodrigues, Rainha do Fado, o 50º do Restaurante Medieval Oureana e o 100º do Nascimento de Amália Rodrigues, Madrinha da Fundação Oureana.

Image may contain: 7 people, people standing, suit and indoor
Image may contain: 5 people, suit and indoor
Image may contain: 4 people, people sitting, table and indoor
Image may contain: one or more people, people sitting, table and indoor

Para além de uma Gala (Concerto) de Homenagem à Rainha do Fado que reúne um grande nome de artistas de renome internacional, a Fundação Oureana vai também promover a Exposição “Viva a Rainha do Fado!” que irá complementar a Exposição da Fundação Amália Rodrigues intitulada “Benvinda Sejas Amália”.

A partir de 26 de Setembro e até 10 de Outubro, ficarão também expostas, na Sede da fundação Oureana e na Galeria da Assembleia Municipal, vários objectos e artefactos pessoais da Rainha do Fado ligados às suas muitas passagens por Fátima e por Ourém organizadas por Carlos Evaristo e a Fundação Oureana desde 1978 e até 1998. Entre os objectos que poderão ser vistos estão a Coroa e Ceptro de Amália Rodrigues e a roupa que usou a 12 de Agosto de 1995 quando recebeu o Prémio de Carreira “Rainha do Fado” entregue pela Fundação.

Carlos Evaristo, Maria de Lourdes De Carvalho, Joaquim Vicente Rodrigues e José Manuel Rodrigues com as vestes e objectos usados por Amália Rodrigues há 25 anos em Ourém.

Foram várias as reuniões tidas desde Fevereiro com elementos das três Fundações parcerias, representantes da Câmara Municipal de Ourém, Artistas Músicos, a Delegação de Saúde e Protecção Civil para garantir a realização dos eventos com toda a segurança para os participantes durante esta Pandemia do Covid 19 que vivemos.

Para os eventos públicos foram elaborados pela Organização, e Aprovados pelas autoridades competentes, nada menos do que 4 Planos de Contingência sendo que aos participantes nos almoços e jantares comemorativos do evento do dia 26 de Setembro que ficarão limitados a dois grupos de 42 serão exigidos Testes ao Covid 19 realizados nas últimas 48 horas anteriores ao evento com resultados negativos.

Este

Este novo Website com Blogue, a inauguração de vários Monumentos Comemorativos, a Celebração de Protocolos de Colaboração (com entidades Governamentais, autárquicas, e Instituições ligadas à Conservação do Património, à Cultura e à Igreja) e o lançamento de uma Medalha Comemorativa, de Publicações, Estudos Inéditos, Palestras e Documentários para a Televisão são só algumas das actividades em Agenda que farão parte das Comemorações Aniversarias e que serão realizadas pelo Executivo da Fundação Oureana entre 12 de Agosto deste ano e 12 de Agosto de 2021.

Convidados especiais que farão parte destas Comemorações que assinalam estes aniversários e também os 575 anos da instituição da Real e Insigne Sé Colegiada de Santa Maria da Misericórdia de Ourém criada por D. Afonso, IV Conde de Ourém, Primogénito da Casa de Bragança. e os 800 anos do Nascimento de Santa Teresa de Ourém, incluem um leque de artistas de renome nacional e mundial, Patronos da Fundação Oureana e S.A.I.R. os Arquiduques da Áustria e Príncipes da Hungria Josef Karl e Magarete, primos de S.A.R. Dom Duarte Pio, Duque de Bragança e Conde de Ourém, também eles descendentes do Santo Condestável São Frei Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, III Conde de Ourém.

(Fotos: Câmara Municipal de Ourém e Fundação Oureana)

FONTE: https://radiohertz.pt/ourem-concelho-associa-se-as-celebracoes-do-centenario-do-nascimento-de-amalia-rodrigues/?fbclid=IwAR3tzgZhkEBH_WHrDXDnayZF8liQbOTRjYpv-29FUdmubV4RXss2OYcnKZo

RÁDIO HERTZ – TOMAR

OURÉM – Concelho associa-se às celebrações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues